quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Calendário da Bola

Há anos eu imaginei um calendário mais racional para o futebol brasileiro. Mas como sou um Zé Ninguém, as ideias jamais chegaram onde deveriam. Vou aproveitar, então, o início do ano para deixar registrado aqui. Quem sabe um dia alguém leia...
As premissas básicas deste calendário são: alinhamento com o calendário europeu, 1 mês de férias, 1 mês  de pré-temporada, jogos às 4as e domingos. Claro que alguns ajustes seriam necessários, mas como o leitor perceberá, nada de impossível se apresenta aqui.
- pré-temporada: agosto
- Campeonato Brasileiro, com 18 clubes: 34 domingos iniciando-se no 1o domingo de setembro e encerrando-se no último domingo de junho (há sobra de datas para ocasiões especiais e datas festivas de Natal e Ano Novo).
- Copa Libertadores, com o mesmo regulamento de hoje: 16 datas quinzenais, usando-se as 2a e 4a semanas de cada mês entre setembro e maio (há sobra de datas para ocasiões especiais e datas festivas de Natal e Ano Novo). Final na última 4a-feira de maio, data fixa.
- Copa do Brasil: 16 datas quinzenais, usando-se as 1a e 3a semanas de cada mês entre setembro e maio (há sobra de datas para ocasiões especiais e datas festivas de Natal e Ano Novo). Final na penúltima  4a-feira de maio, data fixa. Este modelo comporta até 256 times inscritos.
- Férias em julho
Campeonatos de Seleções em julho
Como se nota, não tem regionais, estaduais, Copa SulAmericana, Torneio dos 4 ventos e nada dessas esquisitices. Esse calendário contém ainda 4 datas de folga aos finais de semana e outras 4 durante a semana para amistosos de seleções. 

Complicado ? Nem um pouco...

2 comentários:

  1. Existem dois problemas ao meu ver:

    1) Sul Americana: Acho que ela deve continuar existindo, mas nos moldes da Copa da UEFA (i.e. joga quem não se classificar para a Libertadores)

    2) Bem ou mal, as datas FIFA precisam ser consideradas. O Santos, e em menor grau o São Paulo, foram muito prejudicados por conta da CBF ignorar as datas FIFA.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa: mudar o início de temporada de Janeiro para Agosto muda basicamente TUDO para as categorias de base, lembre disso.

    ResponderExcluir