terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Prazo de Validade

Amigo leitor, sempre me perguntei isso sem uma boa resposta: qual é o prazo de validade de um novo mando político ? Até quando a reposta "acabei de chegar, não é culpa minha" é aceitável ? Já adianto que não vou responder a pergunta e pretendo, com isso, disseminar a dúvida.
É óbvio que me refiro ao recém-empossado prefeito Haddad, mas o post tem caráter genérico (espero eu) para qualquer esfera do governo ou partido que entra ou sai. Vejamos exemplos de algumas situações.
- seria culpa de Haddad uma enchente épica alagando as duas marginais causada por uma chuva bíblica em março ?
- seria culpa de Haddad uma nota baixa em avaliações das escolas públicas paulistanas em 2015 ?
- seria culpa de Haddad um farol estar quebrado há 3 dias (desde 5/jan) ?
- seria culpa de Haddad um aumento grande nas tarifas de ônibus (digamos para R$ 3,30) ainda este mês ?
- seria culpa de Haddad um problema de superfaturamento na merenda escolar descoberto em abril deste ano ?
Na minha opinião: não, não, sim, em parte, talvez.
Alguns problemas realmente levam anos, e até mais de uma gestão, para apresentarem melhoras significativas e mesuráveis. Educação e saúde são dois exemplos. Mas outros são de efeito imediato e o farol quebrado é um bom caso: um par de ordens diretas dentro da CET e a várzea que se instalou na manutenção dos faróis paulistanos poderia ser, digamos, drenada.
No caso de licitações, então, só piora: o processo completo além de ser longo possui muitas variantes de tempo mesmo em casos similares. Daí sempre se pode alegar que um problema é vício da gestão anterior, independente da alegação ser verdadeira ou não.
Devemos então, ter paciência seletiva com o novo governante, de acordo com o tema ? Parece-me que sim. Mas qual o tempo aceitável, mesmo analisando-se caso a caso ? Lembrando apenas que nenhum partido é menos razoável na hora de criticar o governante do que o PT, devemos ser comedidos com o atual prefeito petista ?
Ruim de responder essas últimas, hein...

Um comentário:

  1. Bom, eu sempre avalio o trabalho de um governante ao final do mesmo. Só no caso de governante em segundo mandato eu avalio no meio do mesmo.

    ResponderExcluir