segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bem vinda, amiga.

Seja bem vinda, amiga. Aproveite a estada, visite lugares diferentes, curta o momento.
Aqui, algumas coisas não são como na tua terra. Outras são iguaizinhas. Aqui você pode ir para onde quiser, desde que pague pela passagem. Pode ser caro, mas você não precisa de autorização para ir. Sim, é sério.
Aqui você pode expressar a opinião que quiser, tendo apenas que respeitar certos limites legais. Calma, não é nada muito incrível: você não pode acusar sem provas, não pode ofender e não pode, em essência, mentir sobre outra pessoa. Também não pode tratar da intimidade alheia.
...
Sim, eu sei: tem um grande canal de televisão que tem um programa de audiência considerável apenas sobre a intimidade de pessoas selecionadas. Tem outro que faz a mesma coisa, mas as pessoas selecionadas são pré-famosas e não pós-famosas. 
...
Desculpa, amiga. Eu mesmo não sei explicar porque alguém assiste a isso. Mas tem um monte de gente que vê. É até engraçado, porque é considerado socialmente estúpido ver isso, então as pessoas não admitem que assistem. Mas a audiência está lá.
...
Também temos  algumas revistas tratam da intimidade alheia, mas apenas quando os alheios autorizam.
...
Ah, você viu na livraria do aeroporto ? Ok, não são "algumas", mas você entendeu o conceito. Isso também vale para intimidades ginecológicas. 
...
Tem sim, um monte. E parece que vende bastante. Mas na verdade, as pessoas preferem não pagar nada e ver pela internet.
...
Pois é. Da onde você vem, não há acesso a internet. Aqui há, e quase ninguém usa para algo que preste. No Brasil, internet é usada para postar foto de gatinho em rede social, baixar filmes e séries para não ter que pagar o ingresso do cinema e assinatura da tv a cabo e para pornografia do mais amplo espectro. Lamento amiga, você veio para um país errado. Bem errado.
...
Não fica assim. Visite nossas belezas naturais enquanto elas ainda existem. E de todo modo, seja bem vinda, amiga Yoani Sánchez

(Não, eu não a conheço sequer via email. Mas somos blogueiros, o que nos faz, de um certo modo, amigos).

Um comentário:

  1. O mais legal da chegada dela é os nosso guerrilheiros de boutique fazendo campanha contra ela.
    Como nosso partidos vendem a imagem de que Che foi um grande homem em Cuba ele é tratado como o algoz de Cuba.
    Ok vai quem se importa com história. O que vai passar na novela das nove hoje mesmo?

    ResponderExcluir