sexta-feira, 22 de julho de 2016

Tchau!

Calma, amigo leitor. Não é o fim deste blog, longe disso. Nem estou de mudança para o exterior. Quem me dera... Desde a madrugada deste 22/07 minha portabilidade para fora da Oi foi efetivada. Por isso o "Tchau".

Minha história de telefonia começou em 30/06/1998, na então BCP, hoje Claro. Eu lembro a data, pois era dia de jogo do Brasil na Copa, contra do Chile. Então fui à loja da empresa 1h15 antes do jogo começar. Foi, sem dúvida, o atendimento mais ágil que recebi na minha vida. Não sou louco: era um caminho de 20min a pé, então estava tudo sob controle pra voltar para casa e ver o jogo. Mas os atendentes não sabiam disso. Formaram um comitê para agilizar a parada...
Anos depois, quando a empresa tinha 93% de usuários insatisfeitos eu estava nos outros 7%. O tempo foi passando os planos sendo atualizados. Eventualmente virou Claro. Eventualmente comprei meu primeiro e horrível smartphone. Segue relato.
Quando comecei a namorar minha hoje esposa, percebemos que era necessário unificar as operadoras. Como ela e a família toda estava na Vivo, era uma ideia prática todos estarmos na mesma operadora para não pagarmos ligações entre todos nós. Então mudei, saí da Claro sem mágoa e fui para a Vivo. Super prático usar Vivo: você não paga, mas também não usa. Segue relato.
Menos de 1 anos depois, quando o stress estava elevado, descubro que a mesma família que tinha me feito mudar pra Vivo tinha mudado para Oi e esquecido de me avisar. Luciana também não sabia. De todo modo, eu queria sair da Vivo para qualquer coisa, e topei experimentar uma nova operadora.

Devo dizer que a parte técnica da Oi sempre foi boa e eu sempre elogiei. O sinal é relativamente confiável. Algumas poucas vezes a ligação cai e é necessário refazer, ao contrário da Vivo que chega a te derrubar intencionalmente até 5 vezes em uma ligação de 10 minutos (sim, quem usa Vivo a esta altura merece ser chamado de burro agudo). A internet dá seus sobressaltos em algumas áreas da cidade (perto do aeroporto de Congonhas é notadamente ruim, por exemplo), mas no geral vai bem. E quando o plano de dados termina, a queda de velocidade não é dramática. Ou seja, é um serviço que, longe de ser maravilhoso, atende minhas necessidades em linhas gerais.

Eis que se não quando, recebo há alguns dias uma ligação de telemarketing ativo da Claro fazendo uma proposta. Não sei porque cargas d´água resolvi dar atenção e era uma proposta interessante: pacote melhor, custo menor. Não era radicalmente melhor, mas era o suficiente para aceitar. E tinha a vantagem de juntar tudo em um só pagamento, em um plano envolvendo tv a cabo e a internet fixa. Topei. 
Mas, claro, tinha que ter um porém (ou isso não viraria um post aqui). Era necessário que o celular de minha esposa estivesse no meu cpf. Faz sentido. Tive que ir pessoalmente com ela até uma loja para fazer a transferência. Faz sentido. Pediram 48h para o processo funcionar. Faz sentido. Luciana só teria que trocar de chip quando isso acontecesse. Faz sentido. E nesse meio tempo eu poderia estudar algum plano familiar na própria Oi, quem sabe ainda melhor do que a proposta da Claro.
Então, o celular da Luciana deixa de funcionar. E quando ela troca o chip, ele não funciona. Não faz sentido. Foi um dia inteiro sem linha. A noite, eu ligo do meu celular para a Oi (o dela sequer podia fazer isso), as informações foram pateticamente erradas:
- havia um protocolo de solicitação de cancelamento da linha/plano feito pela internet.
- o atendente não sabia se era cancelamento da linha OU do plano.
- o atendente não podia cancelar o cancelamento.
- segundo o supervisor do atendente, eu teria que voltar à loja da Oi
- o supervisor do atendente (o mesmo que deu a informação de voltar à loja) estava em reunião e não poderia me atender para tirar dúvidas.
- o número da minha esposa poderia ser cancelado (número que ela mantém desde 1998 também).
Não faz nenhum sentido. Luciana chorava de raiva ante a possibilidade de perder o número. O combo acima (cancelamento da linha, indisponibilidade do serviço por 2 dias e a mentira deslavada do atendente) fizeram minha amizade pela Oi ser destruída em 72h

Eventualmente o chip da Luciana voltou a funcionar, tendo ficado 36h fora do ar sem necessidade alguma. Mas no dia seguinte fechei o plano com a Claro. Não me importava mais ver opções na própria Oi. A esta altura, desejo que a Oi pegue fogo com aquele atendente mergulhado em gasolina no meio do prédio*.
Nesta manhã, o chip da Oi deixou de funcionar. Instalei o chip da Claro e, depois de configurações praticamente automáticas, estou de operadora nova. Ou velha, depende do ponto de vista. 
Vida que segue.

*não é uma ameça: não sei onde fica a sede da Oi, não lembro o nome do imbecil e não tenho dinheiro para construir uma piscina de gasolina.

3 comentários:

  1. Sou Claro desde 1999.
    Tem problemas??? Sim, mas todas tem! Houve uma epoca que o sinal nao era tão legal, mas acho que esse problema já foi corrigido.E de tudo que ouço das outras por aí, acho que ainda é a melhor!

    ResponderExcluir
  2. Tenho Vivo desde de sempre, nunca tive problemas e tenho Tim que também nunca deu problema.

    ResponderExcluir
  3. Tenho Vivo desde de sempre, nunca tive problemas e tenho Tim que também nunca deu problema.

    ResponderExcluir