terça-feira, 31 de julho de 2012

Anima Mundi 2012 - Dia 3 (parte 2)

Finalizando a maratona.
  • Curtas 6 (Sala 3, 16h30)
Mentiras são contadas em Julho é uma animação do meu conhecido ("amigo" seria exagero) Rogério Vilela. Mais um storyboard do que uma animação, Vilela mandou muito bem no roteiro, muito triste e angustiante.
Bertie Crisp, o outro nota 4 da sessão, tem um estilo mais caricato pra representar a história triste, embora contada de modo cômico, de um urso casado com uma ursa picareta.
  • Curtas 12 (Sala 3, 18h)
Red é um curta francês com espírito noir, em uma típica história de detetive.
Don´t Go mostra o dia a dia de um gato bastante ativo, digamos assim. Fico imaginando o quando zoaram esse gato (que é real) durante as filmagens, mas deve ter sido divertido pacas. Feito na Turquia.
Amem ! é um humor anti-religioso, e por si só me agrada por isso, alemão. Nem sempre as piadas alemãs são compreensíveis para não-alemães (ou mesmo para alemães), mas este aqui rola. O estilo é CG clássico com um belo final.
Foi quebrar minha promessa agora. Fica a nota negativa para Itsihitansntsu, um curta russo que foi a coisa mais desnecessária que vi em meus 6 anos de Anima Mundi. Natalia Ryss foi culpa pela irreversível perda desses minutos da minha vida. Ao final da apresentação, houve até o seguinte diálogo entre minha namorada e eu:
- Você não vai dar nota ?
- Já dei faz 15 minutos.
  • Curtas 7 (Sala 3, 19h30)
Cansado, eu me perguntava se valia a pena ver a última sessão, mesmo com ingressos comprados. Foram "apenas" 3 notas 5 nela.
BlinkTM mexe com um assunto fascinante: robótica. Mas faz isso em um contexto muito humano  tremendamente dramático: uma família em crise. Personagens bem construídos, grandes sacadas de cenário e final surpreendente.
Chase é um curta holandês sobre uma perseguição (dãããã). Mas o autor Adrian Lokman usa apenas triângulos equiláteros de mesmo tamanho (Triangulismo ?), e ainda se omite de colocar os personagens e veículos, solas dos pés e rodas. O bagulho é louco, gente.
Karbeste Veski é um curta estoniano nota 4. Com estilo muito estável e boa história sobre um "criador" de pássaros e suas criações.
A Fox Tale é uma curta sobre como uma raposa envolve seus caçadores. Faltou um algo mais para ganhar o 5.
Head over Heels é um drama britânico que fechou com chave de ouro minha ida ao Anima Mundi. Conta a história de um casal que, de tão separados pelo casamento, um vive de cabeça para baixo em relação ao outro, dentro da mesma casa. Mas não há mágoa, apenas distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário