Amigo leitor, eu falo isso há meses. Há uma tragédia em gestação no metrô de São Paulo. Trata-se do túnel que liga as estações Paulista (Linha 4) e Consolação (Linha 2).
Para quem não conhece, a integração das linhas 2 e 4 não segue o modelo conhecido nas estações Sé (linhas 1 e 3), Ana Rosa (linhas 1 e 2), Paraíso (linhas 1 e 2), Luz (linhas 1, 4 e várias da CPTM) e República (linhas 2 e 3). Neste caso, as duas estações ficam um tanto distantes uma da outra, coisa de 500 metros. Antes que algum desocupado fale besteiras, em Londres o usual é que as estações estejam afastadas assim, ou até mais ainda. Lá não se troca de linha para andar apenas uma estação, pois basta pegar a saída correta da estação anterior e caminha que dá no mesmo em distância e é mais rápido.
A estação consolação fica na avenida Paulista, na esquina com a rua Augusta, enquanto a estação Paulista fica na avenida da Consolação, uns 100 metros abaixo no sentido centro. Para ligar as duas foi construído um túnel direto entre as duas que permite aos passageiros trocarem de linha sem pagar nova passagem nem ter que passar pela rua.
No entanto, houve algum erro no processo todo. Ou houve subestimativa do público que passaria por ali, ou houve falha de construção, ou houve falha de estimativa de distribuição do público... Não sei dizer. Mas é fato que os túneis ficam superlotados nos horários de pico matutino e vespertino. O aperto é grande sim, há desconforto, gente se empurra e até se desentende. Houve relatos de brigas já.
Em situação normal, embora desconfortável o túnel daria conta do recado apesar de tudo. O problema é a exceção. Em caso de incêndio em uma das estações, pode haver um problema bastante sério ali.
Claramente fui pouco imaginativo. Vejam notícia aqui.
Não precisamos de incêndio, de desabamento ou de uma falta de energia para acontecer algo sério. Bastou um imbecil.
É urgente a ampliação ou duplicação do túnel em questão. Pessoalmente, opto pela última que permitiria a ligação continuar sendo usada, ainda que em condições longes das ideais e ainda permitiria fazer cada túnel em mão única, melhoram o fluxo de pessoas.
Mas fingir que do jeito que está é bom ou que as coisas melhorarão sozinhas, é burrice aguda.
Nada no nosso metrô foi planejado como se deve. reflexo de uma cidade onde nada foi planejado como se deve at all...
ResponderExcluirPois é, senhor Norson Botrel, o que não faz um boato?
ResponderExcluir