terça-feira, 26 de julho de 2022

Egito - Dia 15 - Sakkara

Amanhecemos de guia novo, amigo leitor. Sem entrar em detalhes desnecessários, acabamos por solicitar a troca no final do dia anterior. Não quero aqui desmerecer o trabalho de Ahmed, mas acabamos sentido que era melhor fazer essa solicitação, à qual foi prontamente atendida. A partir de agora, teríamos Ehab. Já adianto que a troca foi muito positiva. 

Depois de exaurir tudo que havia para ver no Cairo, era o momento de começar o entorno. Acaba sendo uma surpresa dizer que, em nossa visão, a cidade do Cairo não é isso tudo de interessante. Mesmo nossa operadora começou a ter dificuldade de sugerir passeios para os dias livres além do que estava programado. 

A necrópole de Sakkara é uma concentração de tumbas realmente muito antiga. No entanto, a região foi usada para essa finalidade por bastante tempo também, em algumas "ondas" ao longo da história. É impraticável pensar as visitas em ordem cronológica, então vimos em ordem mais geográfica para otimizar o passeio. E, para nossa alegria, já é um passeio fora da lista principal de turismo, o que deixava a área bem mais vazia.

Teti foi um faraó da VI Disnatia, e teve seu local de repouso construído em uma pequena pirâmide. Embora pequena, a decoração é muito rica, já mostrando a transição para construções que dominariam a paisagem no Médio Império, embora ainda se tratasse do Antigo. O baixo relevo é muito preciso e mesmo o teto recebe a devida atenção.

foto: Pirâmide de Teti, Sakkara, Egito, 2022.

A seguir, fomos para a mastaba de Kagemni (não recomendo pronunciar o nome) (sim, você pronunciou o nome...). Ele foi vizir de Teti, e provavelmente casou com uma de suas filhas. É uma tumba plana e quadrada, com mais de 30m de lado. Honestamente, achei a decoração mais impressionante que a de Teti, tanto pelo baixo relevo quando pelo uso inteligente de cores.

foto: Mastaba de Kagemni, Sakkara, Egito, 2022.

Outro vizir com bela mastaba foi Mereruka, mais um poderoso vizir durante a VI Dinastia. Sua influência aparece na enorme construção com 33 salas, todas elas decoradas com fases variadas de sua vida e obra, bem como com cenas do cotidiano da época. A foto que separei abaixo mostra hipopótamos sendo caçados, por exemplo. 

foto: Mastaba de Mereruka, Sakkara, Egito, 2022.

A parada seguinte era o curioso Sarapeum, já do período Ptolomaico. De modo simples e direto, é um cemitério de vacas. São sarcófagos enormes, colocados em salas ou menos nos corredores, para sepultar as múmias de vacas. Não há muita decoração, mas mesmo os sarcófagos em mármores são belíssimos.

foto: Sarapeum, Sakkara, Egito, 2022.

Seguimos, então, para o passeio principal do dia: Pirâmide Escalonada de Djoser. Era simplesmente um dos passeios que eu estava mais ansioso para fazer, e já digo que superou as expectativas.

Tecnicamente, nada mais é do que empilhar 6 mastabas quadradas progressivamente menores. O desafio é técnico: como fazer isso ficar em pé. Se o amigo leitor não captou o desafio, esclareço: ninguém tinha conseguido isso antes. Imhotep (aquele mesmo, do filme...) achou as soluções estruturais para construir e manter uma pirâmide escalonada com 6 (originalmente eram 3) degraus, chegando a 62,5m de altura. 

Sim, eu entrei.



foto: Pirâmide de Djoser, Sakkara, Egito, 2022.

Sim, há outras estruturas no complexo. Mas nada é relevante assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário