sábado, 13 de outubro de 2012

Viagem à Grã-Bretanha (22)

Dia 9 foi um dia cansativo, mas bastante simples de descrever. 
Depois de acordar mais tarde, fui até o palácio de Buckinham para ver a troca da guarda. Nesta época do ano, a troca acontece dia sim, dia não, e como havia chovido na véspera era certo de que... havia sido na véspera. Não tem jeito, eles gostam de chuva ou já teriam abandonado esta ilha antes de empurrar aquele monte de pedras em Stonehendge.
Segui para Picadilly e depois caminhei pelo city tour sugerido pelo meu guia, vendo Coluna Nelson, Estátua de Eros e afins. Isto feito, compras.
O grande momento foi entrar na Orc's Nest, uma loja de jogos de tabuleiro. Pela primeira vez na minha vida, depois de 15 anos jogando tabuleiro, eu entrava em uma loja de verdade. Perdi umas duas horas absolutamente abobalhado lá dentro. Comprei apenas dois.
Em Oxford Street, fiz compras para a namorada, que merece pela paciência que tem comigo. Essa rua tem um quê de Jardins, para quem mora em São Paulo entender, com todo tipo de loja. 

Dia 10, voltei à vida de turista.
Peguei o metrô e corri para Bridge Tower, a famosa ponte levadiça de Londres (economia de L$ 8, acumulado L$ 41). Conheci a história do projeto e da construção dela. Antes de ir para a sala das máquinas, corri para o metrô, fui até Buckinham e estive presente na torca da guarda. Daí para dizer que eu vi a troca da guarda é outra conversa. O lugar fica abarrotado de gente por todo o lado e, para piorar, a cerimônia é um tanto espaçosa, o que quer dizer que ninguém tem um lugar bom o suficiente para ver tudo. Mas foi bacana, de todo modo.
Voltei pra a região do rio, e fui ao HMS Belfast, um navio de guerra usando em 1931 e 1970, incluindo operações no ártico (economia de L$ 15, acumulado L$ 56). Muito bem preservado, com explicaçòes sobre o cotidiano no navio e operação das varias partes do mesmo, que chegou a comportar 950 tripulantes (isso é mais gente do que algumas cidades que vimos em Cotswolds e certamente mais gente do que vimos no dia inteiro nas Highlands).
Depois visitei a casa de máquinas da Bridge Tower, finalizando o passeio e segui para a Tower of London, um castelo construído entre os século XI e XIV (economia de L$ 19, acumulado L$ 75). Ficou apertado e, por alguma falha de informações, não havia mais os tours guiados. Mas pude ver bem o que é o lugar, com duas camadas de muros de defesa, White Tower no centro e as jóias da coroa. Ali, estão guardados os itens originais de diversos reis e rainhas. Tem diversos cetros do Charles II, a colher usada desde o século XIII, uma coleção de itens usados em festas de coroação... Para se ter uma ideia, tinha uma peça totalmente em ouro com uns 30cm de diâmetro. Acima, tinha uma torre toda trabalhada também em ouro, com detalhas de cada lateral diferentes. Depois, cheguei à conclusão de que era a White Tower. Acima, o telhado era diferente da que eu tinha visto, mas deve ter havido alguma mudança na torre. No total, uns 25cm de altura. Mas ele é oco pois, na verdade, é um saleiro. Fofo, não ? Também tinha um vaso para se colocar 144 garrafas de vinho. Acho que uns 60cm de diâmetro. Ouro, claro.
No final, temos as jóias da rainha Elisabeth. Coroa e cetro originais e lindos. Que espetáculo de riqueza e falta do que fazer com o dinheiro.
Terminei a visita e fui para o jantar, que era ali do lado. Chama-se The Medieval Banquet, e foi recomendação do meu chefe. Era uma facada de 42,50 libras (economia de L$ 7,5, acumulado L$ 82,5), mas você come a vontade e bebe (água, vinho e cerveja) a vontade, além dos shows de dança, música, malabarismo e lutas. Espetacular. Minha mesa tinha um casal de chineses que não falava inglês, uma dupla de russos que não falava nem russo (eles não conversavam nem entre eles) e uma senhora norueguesa meio tímida. Portanto, eu era o cara com quem a garçonete a os atores bateram papo. Um barato a parte isso.
Voltei para casa numa boa, pois tinha uma estação do DLR ao lado disso e em meia hora estava no Roby, totalmente chapado.

2 comentários:

  1. Imagino a cara de chocado do Roby te vendo chapado. rs

    ResponderExcluir
  2. Não pegou nada. Eu fui dormir logo, pois minha reação ao álcool é dormir.

    ResponderExcluir