sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Porque estou desistindo do futebol

De caracter um tanto pessoal, este post mostra porque o futebol está caindo como um paraquedista austríaco na minha lista de prioridades. Segue o link de referência, no Terra. Para comparação, o link da mesma matéria, no UOL.
Ambos falaram em um São Paulo "sem inspiração". Eu vi o primeiro tempo do jogo. A parte do fato do São Paulo ter dominado totalmente o primeiro tempo do jogo sem que a LDU desse um chute a gol sequer, houve 3 penaltis não marcados pelo árbitro. Não 1 ou 2, mas 3. Não tenho como achar os lances em video, mas o amigo leitor pode conseguir sem problemas. Não recomendo, pois não vai mudar em nada os fatos. Meu principal argumento combrobatório é que o comentarista corinthiano Neto disse que foram penaltis os 3 lances.
A matéria do Terra sequer menciona esses lances. No UOL, pelo menos foram mencionados dois. Mas vamos supor que os 3 tivessem sido marcados e convertidos. Na prática, o São Paulo se classificaria do mesmo modo, mas o placar seria 3x0. Será que teríamos manchetes como "Tricolor atropela e vai ás quartas da Sulamericana" ? Provavelmente.
Somando-se os constantes, persistentes e absurdos erros de arbitragem com uma imprensa incapaz de fazer um texto correto sobre um jogo de futebol é que eu acabei me desestimulando a acompanhar o esporte bretão. Vou de Nascar, de NFL e de F1. Não são perfeitas nem isentas dos problemas aqui descritos, mas realmente estão em um patamar muito superior de seriedade.

4 comentários:

  1. Bem vindo ao que era o meu mundo até... 8 anos atrás. Se bem que eu honestamente nunca fui de dar muita atenção a reportagens.

    É sabido que o brasileiro na média é preconceituoso com futebol, achando que futebol tem que ser bonito ou não vale (até hoje tem gente ao meu redor que fala que a seleção do Felipão foi a pior de todos os tempos, sendo que eu pessoalmente acho que ela só não venceria a de 70). E é fato que fazem anos que o futebol do São Paulo não agrada (pelo menos com o Muricy ele era vencedor, mesmo quando não agradava).

    De qualquer modo, o São Paulo precisa se acostumar a jogar e vencer sem depender do apito. Foi assim que ele ganhou três Libertadores, duas Intercontinentais e um Mundial da FIFA, e parece que isso se perdeu no clube (caberia uma analogia/crítia ao estilo Neymar de ser, mas fica para outro dia).

    Nesse ponto, ressalto uma análise muito bem feita de um repórter do qual eu gosto muito:

    "A classificação do time de Ney Franco foi inquestionável, assim como também é a necessidade de ele transformar a sua enorme qualidade técnica em vantagem no placar.

    Resta saber se o treinador será capaz de usar a experiência do jogo atípico para aumentar a capacidade de o São Paulo conquistar títulos importantes ou se permitirá que os atletas responsabilizem apenas os vários erros do árbitro pelo empate diante do adversário tão fraco." - Vitor Birner

    ResponderExcluir
  2. E apenas para não dizerem que eu não vi o jogo: cara, a reportagem não está errada, o jogo foi mesmo horroroso. O São Paulo jogou mal, a LDU de Loja jogou pior. Sem inspiração ainda saiu barato para o que eu vi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do que eu vi, e foi apenas o primeiro tempo, os 3 penaltis foram jogadas que resultariam em gol. Acho que criar 3 gols em meio jogo tá longe de ser "sem inspiração", mesmo que o segundo tempo seja um marasmo.

      Excluir
  3. Raramente eu tenho sono vendo um jogo, aquele deu sono. Do jeito que a LDU de Loja jogava, era para o São Paulo ter metido uns 3 FORA os pênaltis.

    ResponderExcluir