domingo, 17 de fevereiro de 2013

O melhor carro do mundo

Achei no site do Terra, em link aqui, uma matéria sobre os carros mais confiáveis. Fiz uma reformatação da tabela para melhor visualização:

1 Lexus 71
2 Porsche 94
3 Lincoln 112
4 Toyota 112
5 Mercedes-Benz 115
6 Buick 118
7 Honda 119
8 Acura  120
9 Ram 122
10 Suzuki 122
11 Mazda 124
12 Chevrolet  125
Média  126
13 Ford 127
14 Cadillac 128
15 Subaru 132
16 BMW 133
17 GMC 134
18 Scion 135
19 Nissan 137
20 Infiniti 138
21 Kia 140
22 Hyundai 141
23 Audi 147
24 Volvo 149
25 MINI 150
26 Crysler 153
27 Jaguar 164
28 Volkswagen 174
29 Jeep 178
30 Mitsubishi 178
31 Dodge 190
32 Land Rover 220
O critério adotado foi "quantidade de problemas a cada 100 veículos". Pelo mal traduzido/composto texto, supõe-se que seja no período de 3 anos de uso. Fu ao site original, mas não consegui achar o relatório lá.  Se algum leitor, conseguir, ajude-me. 
Algumas observações relevantes dos (poucos) dados apresentados:
- não fica definido o que diabos é um "problema". Eu tive que trocar as pastilhas de freio do meu Civic: isso é problema ou desgaste?
- havia quantidade mínima de veículos na amostra para aparecer na lista? Sabemos que existem muitas marcas, algumas grandes, que não estão na lista.
- falando em ausência, a lista não tem Renault, Peugot, Citroen e FIAT (eca !), para citar 4 grandes que notei de primeira. 
- Ferrari, Lamborghini e Maseratti era previsível estar de fora, pela quantidade pequena de unidades vendidas.
Alguém podia fazer uma versão tupiniquim dessa lista, não ?

Um comentário:

  1. O estudo é esse aqui:
    http://autos.jdpower.com/ratings/dependability.htm

    Bom, vamos lá:

    1) O estudo é sobre carros com três anos de idade, o que significa modelos de 2010;

    2) Não há a definição de problema em lugar nenhum que eu tenha visto, mas imagino que ela esteja nos estudos mais antigos. Minha impressão é de que eles deixam a critério do entrevistado a definição de problema. Isso tira a validade do estudo enquanto estudo de confiabilidade, mas o torna um excelente estudo de percepção de confiabilidade;

    3) Existe uma imagem criada pela Lexus, propositalmente, de que ela se preocupa mais com seus clientes e tem carros mais confiáveis. Essa imagem viciaria o estudo se esse fator não for deixado fora, o que não dá para saber se aconteceu sem saber o critério do que é problema;

    4) Montar um estudo desses com carros nacionais esbarraria em alguns problemas além da falta de vontade em se pesquisar isso. Me ocorrem três:
    - A definição de problema teria que ser mais restritiva;
    - O número de carros usados em circulação é bem maior aqui do que lá;
    - Os hábitos de manutenção e conservação de carros são diferentes aqui;

    Tudo isso muda muito as orientações necessárias para definir se a pessoa se qualifica para responder a pesquisa ou não. O que faria do estudo um novo estudo, não o equivalente ao estudo americano.

    E lembre que enquanto boa parte da população americana ainda encara carro como investimento, a maior parte da população brasileira encara como Commodity.

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