terça-feira, 28 de maio de 2013

3D Euro

Em um caso raro de misturar os tags "futebol" e "cultura", venho comentar a experiência de assistir a final da Euro Champions League em 3D no Cinemark.
Como prelúdio, explico que trata-se do mais disputado torneio interclubes do mundo, reunindo a nata do futebol europeu. Participam apenas campeões nacionais e, para os países de futebol mais forte, vices e até terceiros colocados. Não mais do que isso. Após duas fases de grupos, os times vão se alinhando em mata-matas sorteados até a final, que acontece em jogo único e campo pré-determinado. 
No dia 25, Borusia Dortmund e Bayern de Munique decidiram o título em Wembley, Londres. Por sinal, estádio que tive a alegria de conhecer durante minha viagem. Detalhes aqui. Porém, 2 semanas atrás eu já sabia que haveria transmissão ao vivo em 3D nos cinemas. Comprei rapidamente (na verdade, não tão rapidamente assim, pois sentei-me na fileira I) o ingresso por R$ 33. Ajeitei a agente e fui-me. 
No local, um bando de moleques achou por bem torcer (torcer mesmo, gritando até) para o Borusia. Nada contra, mas era aquela mania de torcer pelo mais fraco e pela torcida mais bonita (pelo que entendi, a torcida do Borusia fez belos espetáculos ao longo da campanha). Mas eram moleques tão chatos que minha tendência pelo Bayern se consolidou rapidamente.
Não comentarei o jogo em si. Passou o momento. Mas vale comentar o passeio.
No primeiro tempo, tive uma impressão negativa do evento. A imagem era 3D, mas os jogadores pareciam estar com uma sombra colorida deles mesmos. O som era excelente, mas um pouco baixo dada a algazarra local.
O intervalo foi preenchido (esvaziado ?) com uma ida ao banheiro. Na volta, uma cena engraçada: um expectador assistia ao intervalo do jogo com os óculos de cabeça para baixo. Achei graça, dei de ombros e voltei ao meu assento.
Assim que o 2o tempo voltou, tive um estalo mental. Decidi inverter meus óculos, assim como fazia aquele sujeito. O mundo mudou.
O 3D passou a encaixar com absoluta perfeição na tela. A polaridade das lentes estava invertida, tanto para mim quanto para ele. Sabe-se lá quanto mais passaram por isso, mas minha treta estava resolvida. 
E tive um espetáculo na tela. Altíssima definição de imagem, 3D real acompanhado das diversas câmeras, zoom e replay. Em resumo, melhor que no estádio
É sério.
Recomendo fortemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário