quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bolsa Família

Como tenho feito ultimamente, mais uma vez deixei um assunto acontecer por inteiro, pois análises e opiniões no calor do momento podem levar a erros. Comento hoje a confusão causada no último sábado por um boato de que o Bolsa Família seria suspenso ou cancelado pelo governo federal. Segue link para o início da confusão.
Em resumo, espalhou-se o boato de que o referido benefício seria extinto. Já me diverte a notícia de que o episódio será investigado pela Polícia Federal. Pergunto como. Também me diverte o governo do PT classificar o episódio de "terrorismo eleitoral". Não foi o mesmo PT que fez isso na eleição de 2010, oras ? No dos outros, é refresco, não?
Mas vamos ao pós-evento. Milhares de pessoas foram a casas lotéricas e agências da Caixa na intenção de sacar o que seria o último benefício. Só isso mostra o desconhecimento sobre como as coisas funcionam: mesmo que o cancelamento fosse real, não haveria necessidade de pressa para nada. Ninguém cancelaria o benefício retroativamente.
Depois, salta aos olhos a depredação de 9 caixas eletrônicos no Maranhão. O motivo era o fato dos mesmos estarem sem dinheiro pelo excesso de saques ocorridos ao longo do dia. Outra mostra de ignorância. 
Mas o que entristece mais são dois aspectos. O primeiro deles, mais evidente, é a contínua dependência que essa população tem do benefício. Prova-se uma vez mais que apenas distribuir dinheiro entre os mais necessitados não elimina a causa do problema, apenas o efeito. A causa é uma baixa produção de bens e serviços, e quanto a isso o governo nada faz. Dá trabalho, afinal.
O segundo, já observado em outros tipos de mobilização, é como o brasileiro é capaz de correr atrás de seus "direitos", mas não consegue se unir por um bem comum. Não se vê tanta gente em manifestações contra a corrupção como se vê em estádios de futebol, em paradas gays, em paradas evangélicas ou em shows gratuitos de cantores decadentes. Somos 200 milhões de indivíduos, mas não somos uma nação.

Um comentário:

  1. Avaliar o Bolsa Família agora é prematuro. Dona Ruth Cardoso mesmo disse que esse programa (que foi idéia dela e implementado pelo marido) só surtiria os efeitos previstos em 20 anos se me lembro bem.

    Isso dito, concordo que o programa não combate o principal problema (não era o objetivo dele). A falta de políticas que efetivamente combatam o cerne do problema tendem a tornar o Bolsa Família um fracasso.

    ResponderExcluir