quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Exemplos para Quem ?

Um debate meio sério meio cômico no Facebook inspirou este texto na minha cabeça. Achei por bem estruturar e deixar registrado, portanto.
Um camarada perguntou sobre as atitudes, digamos, extremadas do Justin Bieber. Precisei de um pouco de google para saber do que se trata, mas achei:


Que beleza, escoltado pela polícia... Enfim, também soube que ele foi preso por tirar racha, mas não achei nenhuma foto útil para incluir aqui.
O assunto derivou para "exemplos". Um cara famoso assim, com milhões (literalmente) de fãs pelo mundo todo (literalmente de novo) deveria se comportar melhor, dizem. Afinal, esses fãs veem nele um exemplo a ser seguido e esse comportamento estúpido é negativo. Certo?

Ei, ei, ei: pópará
Aqui eu discordo totalmente. 
Para começo de conversa, porque diabos a molecada não imita o exemplo do pai trabalhor, hein? Continuando, Justin Bieber tem uma carreira de cantor (Bem... é o que os fãs dizem, mas não entremos nesse mérito). Ele não pediu para ser o pilar moral da sociedade dos anos 10. Ele não se apresenta como tal. Não faz discursos apaixonados sobre como as pessoas deveriam agir. Não merece, portanto, carregar esse peso.
Amy Winehouse também não.


Nem Chorão, Kurt Coubain, Janis Joplin, Elis Regina, Garrincha, James Hunt, Paul Walker, James Dean, Jimmy Hendrix e tantos outros. 
Citei ídolos culturais de áreas variadas. Não debato gosto ou nivelo as coisas entre eles ou entre eles e outros. Meu ponto é que não acho certo as pessoas se pautarem pelo comportamento de seus ídolos para decidirem como devem agir. E nem acho certo cobrar desses ídolos comportamento exemplar por serem ídolos. Deveriam agir certo apenas e tão somente por ser certo, oras.

Claro que há aqueles que optam por serem exemplos. Pedem para assim serem vistos. Aí, a coisa muda. Se o cara se apresenta como tal, aí deve ser cobrado com máxima carga. Certo, pastor?


Aqui neste grupo entram os líderes. Religiosos (Valdomiro, Soares, Edir, casal Hernandes, padres, bispos e cardeais pedófilos) e políticos (Sarneys, Maluf, Calheiros, Collor, Perrelas, mensaleiros em geral) estão neste grupo, pois pediram para aqui estar. Poderiam ser caixas de banco, mas quiserem ser referência moral. 
Pois que sejam. É destes que devemos cobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário