sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sobre Piscinas

Verão, Sol, calor. Vamos fazer uma paródia sobre piscinas?
Era uma vez uma grande clube. Enorme, majestoso, imponente, querido por todos. Tinha seus problemas de manutenção, claro. Mas falemos do conjunto aquático dele.
Era de uma grandeza sem igual. Contava com várias piscinas diferentes no mesmo conjunto. Ao frequentador, era possível trocar de uma para outra como e quando bem quisesse. No entanto, os sócios tinham um comportamento bastante peculiar quanto a isso. Pois vejamos.
A Piscina #1 era a mais lotada. Havia realmente muita gente na sua área. O pessoal da Piscina #1, ao contrário do que se possa imaginar, achava ótimo que ela fosse cheia, e continuava convidando os demais a irem para lá. Quanto mais cheia, mais felizes eles ficavam, genuinamente. Eles mostravam uma circular emitida pela direção do clube dizendo que apenas a Piscina #1 estava própria para o banho, mas a direção nunca foi encontrada para confirmar a veracidade dessa circular. Os usuários da Piscina #1 divergiam muito sobre como usá-la. Havia os que nadavam no comprimento, outros na largura, alguns boiavam e outros mergulhavam. Com essa diversidade, alguns deles se esbarravam vez por outra, e brigas aconteciam. Mas o que os chateava mesmo era a turma das outras piscinas. Na verdade, a maioria deles não entrava na água nunca, ficava apenas no deck, mas estava muito orgulhoso de estar ali e dizia aos quatro ventos que mergulhavam com frenquência.
A Piscina #2 também era muito cheia, quase tanto quanto a Piscina #1. Eles também tinham uma circular da direção do clube dizendo que apenas a Piscina #2 era própria e as demais não deveriam ser usadas. Novamente, a direção do clube não foi localizada para comentar o assunto. Diferentemente da Piscina #1, os usuários da Piscina #2 a usavam intensamente, mas de apenas dois modos: nadando no comprimento ou na largura. Os que faziam de um jeito não faziam do outro. Ocasionalmente, alguns banhistas se esbarravam por causa disso e o desentendimento era bastante sério entre eles.
A Piscina #3 era tão grande quanto as duas primeiras e praticamente vazia. Os banhistas da Piscina #3 apresentavam uma carteirinha de sócios remidos para poder entrar nela, e não permitiam que banhistas sem a tal carteirinha entrassem nela. A direção do clube, uma vez mais, não foi encontrada para confirmar a validade dessas carteirinhas e os usuários das demais piscinas debochavam dessa carteirinha. Os banhistas da Piscina #3 praticavam apenas nado sincronizado, o que faziam com muita coordenação. Frequentavam a piscina com assiduidade e eram muito raros os desentendimentos entre eles. No entanto, eles estavam sempre às turras com a turma da Piscina #2. Curiosamente, nenhuma das turmas queria entrar na outra piscina, queriam apenas brigar mesmo.
A Piscina #4 era diferente. Também era bastante frequentada, mas seus usuários tinham regras estranhas sobre isso: não era permitido mergulhar de cabeça, nem usar a piscina no verão. Essa turma era estranha: eles não se importavam muito se algum deles fosse nas outras piscinas vez por outra, desde que a regra do mergulho e a do verão fossem respeitadas. 
A Piscina #5 era a mais curiosa de todas. Era relativamente vazia, e todo tipo de uso era permitido. No entanto, eles faziam questão, não se sabe porque, de ficar no mesmo canto e sempre esbarravam uns nos outros, gerando todo tipo de atrito. Não adiantava sugerir que eles usassem outra parte da Piscina #5, pois cada um dizia ter o mesmo direito de estar ali, o que sem dúvida fazia sentido. Eles pareciam gostar desse incômodo. Vez por outra, usuários da Piscina #1 iam até a Piscina #5 apenas para fazer xixi nela. Isso causava desentendimentos de toda ordem e seriedade, mas a direção do clube nunca tomou providências sobre isso.
A Piscina #6 não tinha muita gente. O pessoal das Piscinas #1 a #5 achava aquela a pior de todas. Os banhistas das Piscinas #1 e #2 viviam agredindo a turma da Piscina #6. Na Piscina #6, era permitido qualquer tipo de uso: nadar no comprimento, na largura, por baixo da água, mergulhar, boiar ou que fosse. Quando dois banhistas se esbarravam por causa desse caos, alguns atritos verbais surgiram, mas raramente algo mais sério acontecia. Os banhistas da Piscina #6 ficavam o tempo todo convidando os usuários das outras piscinas para mudarem para a deles, com a condição de que ficassem apenas nela. Quando uma pessoa mudava, seus amigos da Piscina anterior passavam a ignorá-la ou até a ofendê-la por isso, em função daquelas circulares ou da carteirinha especial estarem sendo desrespeitadas. 

E aí, amigo, leitor? Entendeu o que é cada piscina?

Um comentário:

  1. Eu tinha algumas teorias já antes de chegar ao fim do texto quando, ao terminar, me deparei com "Marcadores: Religião"

    Foi uma dica e tanto haha.

    ResponderExcluir