terça-feira, 11 de março de 2014

O Imbecil do Dia

O Imbecil do dia é Alex Dotti, vereador pelo PMDB em Antônio Prado (RS).
O caso ganhou alguma repercussão, mas vamos resumir. Esta anta pediu a exoneração da funcionária Renata Ghiggi por ela ser atéia. E não estamos no século XIV, é no XXI mesmo. Acabou de acontecer. Até o Leonardo Sakamoto mencionou o caso em seu visitadíssimo blog.



Bem... por onde eu começo a explicar... Ah, sim.
Para começo de conversa, é fato sabido que deus não existe. Os teístas que por ventura lerem isso podem espernear a vontade e fodam-se se ficaram ofendidos. Mas já passou da hora de falar abertamente que nenhuma divindade de nenhuma religião jamais se deu ao trabalho de oferecer provas, por mais ínfimas que fossem, de suas respectivas existências. Fosse o caso de uma só religião no planeta, teríamos a possibilidade de um incidente isolado. Mas com mais de 60 mil deuses catalogados pelos 5 continentes, já podemos afirmar de peito aberto que tudo não passa de uma ilusão coletiva. Este é o primeiro ponto. (Quem quiser comentar concordando ou discordando (argh !!) fique a vontade, mas postagens ofensivas serão deletadas sem aviso).

Uma vertente menos radical e mais numerosa vai argumentar que o cretino vereador tem o direito às crenças dele. Verdade: ele pode acreditar em deus, no Papai Noel, no Coelhinho da Páscoa e na honestidade do Lula se quiser. Todos temos o inalienável direito de sermos trouxas e eu sempre gritei por esse direito. O problema é usar esse direito como bancada para impor seu modo de "pensar" aos outros ou, no caso, de punir quem é diferente dele. 
Vamos mudar a notícia e o leitor vai entender com mais facilidade:

Vereador pede exoneração de funcionária por ela ser corinthiana.
Vereador pede exoneração de funcionária por ela ser lésbica.
Vereador pede exoneração de funcionária por ela ser negra.
Vereador pede exoneração de funcionária por ela gostar de pepsi. (lembrando apenas que o RS a Pepsi vende mais que a Coca)
Vereador pede exoneração de funcionária por ela usar bolsa Prada que não combina com o sapato.

Percebem que, na verdade, não faz a menor diferença o motivo do pedido de exoneração? O fato é que esse estúpido está revoltado por ela ser diferente dele. A diferença é religiosa, mas poderia ser esportiva, sexual, étnica ou de gosto. Aqui fechamos o segundo ponto.

Mas o mais grave de tudo é o onde e como aconteceu. O babaca do vereador pode até ter sua base em votação por motivos religiosos (sejamos francos aqui: motivos religiosos = evangélico). É uma aberração da suposta democracia brasileira, mas está nas regras. Aceito. Isso não lhe dá o direito de rasgar a constituição e usar um cargo que deveria defender os princípios da democracia e tolerância para corrompê-los. Ele acusa a moça de "falar aos quatro ventos que é atéia" e faz o mesmo ao se dizer religioso. Sequer nota o papel ridículo que faz perante à lógica. Este é o terceiro ponto, que coroa sua participação neste blog.

E depois as pessoas me perguntam qual é a relevância de existirem entidades de ateus. Ainda preciso explicar?


2 comentários:

  1. Bom dia prezado,
    Não é protesto, mas gostaria muito da sua resposta, longe de mim querer colocar minha opinião como sendo uma "verdade absoluta".
    Com as ferramentas que temos hoje, é fato realmente que ninguém conseguiu provar a existência de Deus, mas será que isso significa, automaticamente, que ele não existe?
    Me corrija se eu tiver errada, mas para afirmar categoricamente que algo não existe, não é necessário que se tenha obtido provas conclusivas da "não existência" (e não imagino como seria isso)..haha?
    Por exemplo, quando alguém diz que ama alguém, como podemos "mensurar" este amor, verificar se ele existe mesmo?
    Obrigada pelos seus textos, gostei muito do seu blog, e pretendo me tornar leitora assídua.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Michelle. Seja bem vinda a este espaço.
      Afirmar categoricamente uma não existência prescinde de deixar o espaço para voltar atrás. Entendo que todos nós ateus fazemos isso: apresente-me uma prova da existência de deus e eu me retrato.
      Isto posto, afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias. Seu falar que eu dragão pousou no telhado da tua casa ontem e pôs um ovo, você certamente achará graça da minha afirmação e pedirá, no mínimo, para ver o ovo. Se fizer isso, estará agindo com um mínimo de razoabilidade. Eu apenas faço o mesmo com deus.
      Espero ter esclarecido. Fique a vontade para comentar sempre que achar pertinente. Aqui não tem censura de opinião.

      Excluir