terça-feira, 18 de março de 2014

Quebrando a Banca

A ideia não é minha, é de Rafael Kabeção.
"Você é aquilo que você come", dizem por aí. Tem uma boa dose de lógica nisso: um corpo é um sistema material do qual entra e sai matéria o tempo todo. Mas o maior fluxo de entrada é pela alimentação. Claro que não se pode ignorar a capacidade do corpo de converter o que foi ingerido naquilo que o corpo precisa. Mas é fato que faltas e excessos claramente afetam o corpo. Algumas faltas e alguns excessos nem precisam ser radicais para promoverem efeitos drásticos no corpo. Falta de água por míseros três dias mata qualquer pessoa de desidratação. Falta de vitamina C causa escorbuto em algumas semanas. Falta de iodo, em mínimas quantidades, afeta a tireóide. Excesso de gordura causa aumento de peso. Uma grama de arsênico pode matar; muito menos do que isso em cianureto também. Acho que o leitor entendeu meu ponto.
Mas o conceito do Rafael é usar isso de modo positivo em um cenário específico. Vamos a ele.
A base da felicidade é o bacon. Essa é uma premissa sólida e inquestionável. Vamos criar bacon então, que vem do porco. Mas não façamos isso de modo convencional. A ideia é criar um porco com alimentação a base de alho. Pode ser mais de um, um lote inteiro. Claro que o porco precisa de outros nutrientes, que podemos fornecer de várias maneiras. Mas a base da alimentação desse porco será o alho. Não sei quantos anos isso leva, mas vamos em frente. Ração com alho, lavagem de alho, petiscos de alho, água com alho. Alho. Montes de alho. Enfim...
Em algum ponto, esse porco vai morrer, de onde tiraremos o bacon e outra coisinhas interessantes... 
Mas sempre sobrará a carcaça dele. E agora vem o salto. Vamos triturar essa carcaça para adubar o alho com as sobras do porco! Novamente, o alho precisará de suplementos, adubos e alguns defensivos. Normal e esperado. Mas façamos isso a base de porco. Adubo NPK com bacon, amigo leitor. 
E adivinhem o que faremos com esse alho todo? Vamos alimentar a segunda geração dos porcos, filhotes da primeira. Vamos torcer um pouco para que Lamarck, e não Darwin, estivesse certo. De todo modo, o porco comeu alho, que virou adubo para o alho, comido por outro porco, filho do primeiro. Ah, enfim, você entendeu.
Gente... acho que em 4-5 gerações ele quebra a banca com isso. Teremos um bacon aromatizado naturalmente com alho, e um alho aromatizado com bacon. "Não fica melhor que isso", ele mesmo diria.
Jamais achei brecha para contestar esse plano. E agora que ele está no Pará, deveria começar, seja pelo porco, seja pelo alho. 

Um comentário:

  1. Só para ser chato, como Murphy é meu pastor e tudo me faltará:

    1) O que dá ao bacon o cheiro dele é a defumação (vai, dá para dizer que a fritura pode ter o mesmo efeito). Se vc ficar triturando bacon para usar de adubo pro alho, ele vai ficar com cheiro de... gordura de porco provavelmente. Se ficar;

    2) Mesmo supondo que a defumação/fritura não destrua o "valor nutricional" do bacon para as plantas e nem encareça demais o processo todo, inviabilizando o mesmo, lembre que o que você vai triturar do porco para usar de adubo não é bacon, é resto do resto do processamento (lembre que bacon é uma parte relativamente pequena do porco). Então mesmo supondo que o processo funcione (tenho sérias dúvidas) o alho teria cheiro de bucho. Ou de pé;

    3) Seguindo a lei de Murphy, se o porco come alho todo dia e o porco depois de um tempo vai estar cheirando alho, você vai ter que isolar os porcos senão eles vão começar a se comer (porco come de tudo como se sabe);

    4) Outra coisa que pode acontecer é o alho efetivamente ficar com cheiro de bacon, e aí a plantação ser atacada por ratos e outros animais que curtem carne, fora as pragas normais do alho. Imagina a dor de cabeça se o seu daschund de estimação ficar comendo o seu alho porque ele cheira como carne?

    Isso tudo posto, se o que dá ao bacon o cheiro é a defumação e se o que você quer é o cheiro de alho, e não o gosto (o processo acima mudaria o gosto também, se funcionar) porque você só não defuma o raio do bacon usando alho junto com o resto?

    ResponderExcluir