terça-feira, 29 de março de 2016

Angra dos Reis 2 - Dia 2: Mergulhos e Vitórias

Alguém lembra que tinha jogo da seleção na sexta a noite? Dormi no hino nacional... O cansaço era intenso e tínhamos um longo sábado pela frente.

O primeiro cilindro (Log #28foi usado na bela Laje Branca. O objetivo era técnico novamente: praticar navegação combinada entre bússola e natural, o que conseguimos sem maiores incidentes. Melhor preparados, vimos mais peixes. Ainda apanho muito para identificá-los, mas o importante é se divertir.

Rumamos para a Enseada das Longa (sic, supondo que entendi certo), onde fizemos o primeiro exercício de profundo. Como o consumo de ar é proporcional à pressão e esta é proporcional à profundidade, quanto mais fundo se vai, menos tempo se fica. Nem por isso há menos coisas a se narrar aqui. O segundo cilindro (Log #29)foi bem mais fundo. Atingimos o limite de 27m, com pelo menos duas correntes frias. A temperatura despencou à medida em que descíamos. O computador marcava 28oC na superfície e chegou a apontar 20oC no fundo. Mas como ficamos muito pouco, o registro não é confiável, e certamente estava abaixo disso.
Luciana experimentou um narcose por nitrogênio. Atrapalhou-se, perdeu o rumo com a bússola, esqueceu ações simples. Eu não passei por isso e vi tudo, com a enorme visibilidade de 1,5m que tínhamos ali. Assim que subimos, ela melhorou.
Aqui vale informar a turma que acompanha o blog e não mergulha que o fato de um mergulhador não sofrer narcose no mesmo mergulho que outro não faz dele melhor, mais homem, mais gostoso ou mais coisa alguma. Acontece com uns e não com outros, ponto. É importante saber reconhecer os efeitos e lidar com isso. 

A noite, tínhamos o terceiro cilindro (Log #30do dia. Em grupo reduzido para 3, planejamos sozinhos o passeio, com a supervisão do Rogério. Era uma navegação recíproca, liderada pelo Cesar. Eu deveria cuidar do tempo e da profundidade, o que faço com meu computador sem problemas. Fomos muito bem na ida, vendo caranguejos, uma raia pequena e a curiosa vida noturna de pequenos peixes. Até 2 bagres apareceram. O único problema era conter a velocidade da Luciana. Descobrimos porque ela é uma mergulhadora avançada: ela vai na frente dos outros.
Na volta, um pequeno incidente quando a bússola da Luciana se desentendeu com a Luciana. César apontou uma direção e Luciana não pode confirmar. Precisamos subir à superfície para conversar. Eu e o Cesar votamos pelo impeachment da Luciana, e seguimos pela bússola dele.
A direção era razoável, mas passamos do ponto. Acabamos indo parar no pier seguinte ao nosso. Nada muito grave, mas fica a anotação de incorreção aqui. Recalculamos a direção, nadamos os 30m que faltavam e achamos a luz marcadora de retorno. Eu consegui retirar a mesma e subimos para a praia.

Rolou uma única cervejinha antes de dormir, para comemorar a aprovação da especialidade noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário