sexta-feira, 18 de março de 2016

Vamos tentar explicar o cenário

Não gostamos da nossa presidente. Nós a elegemos há pouco mais de um ano para seu segundo mandato. Agora que descobrimos que ela é corrupta não queremos mais ela no governo. Na verdade, já sabíamos que ela era corrupta quando a elegemos, mas também não gostávamos do outro candidato, que também é corrupto.
Não gostamos do nosso ex-presidente. Ele também é corrupto. Mas muita gente acha que ele pode ser presidente de novo na próxima eleição mesmo assim. A única maneira de garantir que ele não seja eleito é prendendo ele. Ele acaba de ser indicado Ministro porque estava a ponto de ser preso e prefere ser julgado pela nossa Suprema Corte. 
A Suprema Corte teve quase todos os seus membros escolhidos pela atual presidente e pelo ex-presidente, mas a Suprema Corte não gosta deles. Nós também não gostamos da Suprema Corte, pois ela inocentou corruptos amigos da presidente e do ex-presidente.
Nós gostamos ainda menos do presidente da Câmara dos Deputados. Mas como ele não gosta da presidente, ele está nos ajudando a tirar ela do cargo mais rápido que os caras da Suprema Corte. O problema é que se esse cara tirar a presidente, ele mesmo pode acabar presidente  e não queremos isso. E, você adivinhou, ele é corrupto.
Outro corrupto é o presidente do Senado. Diferentemente dos EUA, ele não é o vice-presidente. Sabemos que eles estão ajudando a tirar a presidente do cargo. Dependendo de como tirarmos a presidente do cargo, o vice-presidente pode assumir o cargo ou ser removido junto. Não gostamos deles, de nenhum dos dois.
Resumindo, para nos livramos de pessoas que não gostamos estamos contando com a ajuda de pessoas que gostamos ainda menos, mas também não gostamos dos caras que podiam estar no lugar dos caras que não gostamos.
Está claro ?

(Este texto está sendo traduzido para inglês. Isso explica alguns termos pouco usuais como "Suprema Corte" em vez de STF)

Um comentário: