quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

USA 6 - Dia 19: Dali Museum

Pouca gente sabe, mas a maior (em quantidade) coleção de obras de Salvador Dali fica nos USA, não Espanha. E fica na Flórida. Não era Orlando, mas Saint Petersburg. Ali perto.
Cheguei com tranquilidade, antes mesmo do museu abrir às 10h. Logo na porta de entrada, senti-me desconfortável, pois eu claramente estava atrapalhando a idade média dos visitantes. Ou das visitantes, pois era uma turba interminável de velhinhas. Por outro lado, as velhinhas ficam no extremo oposto do pior subgrupo possível: os moleques adolescentes barulhentos. Expectativa boa.
E atendida.
Bem.. Salvador Dali foi um surrealista. Significa que as obras deles, descrevendo com minhas palavras, são uma maluquice. Uma maluquice gostosa de ver, com paisagens e/ou objetos impossíveis, composição de elementos dando origem a algo completamente diferente, planos variados de observação (de perto é uma coisa, mas de longe é outra)...
Não obstante, o museu contava, para desespero de Luciana que não estava lá, com uma exposição temporária de uma estilista chamada Schiaparelli. Um enorme barato esse passeio, altamente recomendado a todos. 
Fotos ? Sim, tirei. Mas nada se compara ao original. Ilustro este post com versões baixadas:

foto: "The Disintegration of the Persistence of Memory", Dali Museum, St. Petersburg, Florida, USA
créditos: Diretoria de Áudio-Visual Asimovia - Divisão Baía do México

foto: "The Hallucinogenic Toreador", Dali Museum, St. Petersburg, Florida, USA
créditos: Diretoria de Áudio-Visual Asimovia - Divisão Baía do México

Depois disso, usei meu terceiro dia de ingresso na Universal. Não tinha muito mais de novo, mas foquei em ficar na área de Harry Potter, a melhor parte dos parques. Gosto muito da foto abaixo, representando o final da viagem se aproximando:

foto: Dragão, Universal Rersorts, Orlando, Florida, USA
créditos: Diretoria de Áudio-Visual Asimovia - Divisão Orlando

Depois disso, era empacotar tudo e voltar para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário