sexta-feira, 3 de junho de 2022

Egito - Dia 10 - Edfu e Kom Ombo

Nossa viagem, neste ponto, assume o formato de Cruzeiro mesmo, conforme comentado em post anterior.

Chegamos muito cedo ao Templo de Edfu. Uma parte desnecessária do passeio é fazer o translado entre o barco e o templo de charrete. É uma fila interminável de charretes, todas equivalentes entre si, para fazer um caminho com força animal sem qualquer necessidade. Balança pacas, não é particularmente atrativo e temos que vem, não raramente, certo grau de abuso com os cavalos para um trajeto de pouco mais de 1km. Evitem se puder. 

A chegada foi igualmente complicada, pois alguma coisa entre 12 e 20 barcos estavam atracados no mesmo porto no mesmo dia para fazer o mesmo passeio. Filas enormes nas bilheterias (não tinha como comprar antes ?), na entrada e em cada ponto de interesse do templo. Juntar tudo na mesma programação semanal é burrice aguda

Não obstante, o lugar é lindo. Trata-se de um grande templo do período ptolomaico, e isso se nota em variações no estilo de arte e construção. Há grandes corredores externos, cercados por duas enorme muralhas como destaque.


Fotos: Templo de Edfu, Edfu, Egito, 2022.

Voltamos ao barco para almoço e algumas horas de navegação. Se não me enganos, foi quando aconteceu o incidente com o Portuga. Descansamos  um tanto (nada mal) e chegamos ao igualmente lotado Templo de Kom Ombo

Kom Ombo é um templo singular, por fazer oferendas a basicamente duas divindades: Sobek e Hórus. Mesmo Sobek, em alguns trechos, pode fazer referência a Horaris, que apesar do nome não tem relação com Horus, mas com uma divindade local em forma de crocodilo. A parte superior das colunas frontais foi cortada para construção de engenhos de cana de açúcar enquanto a parte inferior estava embaixo da areia e se salvou.


Fotos: Kom Ombo, Edfu, Egito, 2022.

Na saída, deixamos 10 minutos para o Museu dos Crocodilos, mas isso se mostrou exagero. Não era grandes coisas.

Voltamos para o barco, em um dia interessante e curto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário