segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Viagem à Grã-Bretanha (10)

Hoje foi dia longo. Realmente longo, pois acordamos às 5h, pulamos o café da manhã e fomos de carro para John O`Goats. É o lugar mais ao norte da Grã-Bretanha. Havíamos reservado uma excursão que saía dali, o que ocorreu sem incidentes. O frio chegou conosco, então comprei um par de luva e um gorro.
O ferry foi para Orkney Island, ao norte. Portanto, saímos da Grã-Bretanha pela segunda vez. Viagem super tranquila, chegamos à ilha por volta de 9h50. Pegamos um busão, com o Stuart dirigindo. Ele foi motorista a guia, excelente por sinal.
Começamos vendo as Barreiras de Churchill. Trata-se de uma série de barreiras que Winston Churchill mandou fazer durante a Segunda Guerra para proteger Scapa Flow dos alemães. A própria Scapa Flow é uma linda corrente de água que liga diversos corpos de terra e é um show a parte.
Depois do almoço (fish and chips de qualidade), fomos a Skara Brae. São ruínas de 5mil anos atrás, em excelente grau de consevação. Isso me remeteu ao meu primeiro jogo de computador, The Bard's Tale III, cuja primeira parte se passava em uma cidade fictícia de mesmo nome. Ao lado, há uma casa vitoriana muito bem conservada, cujo nome me escapa neste momento.
Depois visitamos um círculo de pedra, também muito antigo. Paramos na cidade principal, Kirkwall, onde tem a catedral e um museu absurdamente legal. Lembando que Kirkwall tem 7mil habitantes, ok ?
Na volta, ainda passamos por uma igreja italiana feita pelos prisioneiros de guerra. Pegamos o ferry e voltamos para o hotel, com mais 2h30 de estrada achando que o dia tinha sido perfeito. Ainda teríamos uma surpresa ao chegarmos.
Já perto do hotel, a temperatura externa despencou e o fluxo de nuvens que vem do norte deu uma pausa. Com isso o céu abriu e pude ver um absurdo céu estrelado do hemisfério norte, com direito a estrela vega, constelações de Ursa Maior e Ursa Menor (onde está a estrela polar) e Via-Láctea. Priceless...

Um comentário:

  1. Agora eu li algo que me fez ter vontade de ir visitar a Grã Bretanha e que não era algo de beber...

    ResponderExcluir