segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Viagem a Grã-Bretanha (13)

Amigos, perdoem-me por 2 dias sem posts. Mas voltemos à carga.
Dia 22, sábado, foi dia de nos aprofundarmos em York. York é uma cidade antiga e economicamente fraca hoje. Mas tem uma história longa e já foi o centro principal da região ainda denominada Yorkshire.
Começamos pela York Minster, que é a catedral da cidade. Enorme, com uma riqueza de detalhes assombrosa. É tanta coisa que é fácil deixar passar aspectos lindos, que estão perdidos entre os fantásticos. Os arcos são absurdos de grandes e a torre, onde subimos, tem 60m de altura.
Na sequencia, fomos ao Yorkshire Museum, com coisas da região que datam do século VIII, fora as réplicas romanas. Imperdível.
De lá, seguimos por uma feira de produtos da região, onde comi um típico pão com pernil feito por ingleses. Bom, mas os brasileiros fazem melhor.
Fomos para o York Castle Museum, um museu de objetos cotidianos de várias épocas. Melhor que o esperado. Atravessamos a Shambles, conhecida como a rua mais visitada da Europa. Meia-boca, para ser honesto.
Ainda deu tempo de caminhar pela muralhas e entrar na Clifford's Tower.
Jantamos comida chinesa em buffet. Muito boa.

Dia 23 teve menos atividades e mesmo nível de qualidade. 
Começamos pelo National Railway Museum. Excepcional. Mais de 100 trens muito bem conservados e com explicações muito legais. Também tem uma enorme memorabilia de tudo que pode ser relacionado a trens. Almoçamos lanches por lá.
A tarde, fomos ao Howard Castle. O fato de ser um palácio, e não um castelo, em nada estragou o passeio. Acho que nunca tinha ido em uma casa de alguém tão rico. Deve valer, fácil, um bilhão de dólares. É sério. Quando os caras têm um campo de golfe dentro da propriedade, é porque o jogo é em outra liga. São lindos quartos construídos ao longo de um século. Muitas obras romanas originais, cerâmicas de todo o país, uma inenarrável biblioteca, 5 pianos e 1 cravo, e por aí vai. Absurdo mesmo.
Jantei uma pizza quatro queijos fraquiiiinha e deixamos o Roby na estação de trem e seguimos para Leeds, onde dormimos. Ainda deu tempo para uma cervejinha no hotel, e uma frustrada tentativa de conversar com a barwoman, que tava gamada no Leal.

Um comentário:

  1. O que, tentando agitar a barwoman para o seu companheiro de viagem? Eita... rs

    ResponderExcluir