quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Viagem à Grã-Bretanha (5)

Mais um dia a pé...
Embora tenha começado de ônibus, verdade seja dita. Acordamos um pouco mais tarde e fomos de busão (outro day ticket). Fizemos um passeio a dois museus numa tacada só. O National Museum of Scotland tinha uma exposição sobre Impressionistas com, claro, Van Gogh, por 10 libras. Depois fomos para a National Gallery of Scotland, que fica logo atrás e é gratuita. Nela, vimos parte do acervo, incluindo duas obras incríveis. Uma delas é The Spell, de Sir William Fettes Douglas, abaixo:


A riqueza de detalhes é absurda. O crânio do ritual, as inscrições mágicas, a vista da janela, a toalha da mesa... Um assombro. Outro quadro eu não tenho o nome hoje, está com o roncante Leal.
Ao sairmos, decidi me separar do Leal e do Roby. Eu queria fazer coisas que não estavam no radar deles. Marquei o exato local para pegar o busão da volta, dei skip no almoço e mandei ver. Subi pra Royal Mile e fui pro Whisky Heritage Experience. A primeira parte do passeio foi, honestamente, infantil. Depois visitamos uma sala que explica o básico sobre single malts e fizemos a degustação em uma sala onde fica a coleção com 3.400 garrafas. Incrível. Decobri que gosto de maltes de Speyside.
Saí de lá às 14h40, com novas compras, e desci a milha real inteira até o Parlamento Escocês, que foi bem bobo pois estava lotado. Fica a graça de ter um folheto escrito na estranha língua deles.
Às 15h30 eu estava em Holyhoodroad Palace, residência de verão da família real. Foi o melhor passeio do dia, com audio guide incluso nas 10,25 libras. O palácio está ativo, como descrito, então tudo está em perfeita ordem britânica, sempre, o tempo todo. A tapeçaria, os quadros, os móveis e até a prataria é de verdade. Brilhante !
De lá, eu saí perto de 16h45 e subi a milha real toda de volta. Cansa pacas isso, ainda mais com peso nas costas. Fiz uma parte alternativa do trajeto por uma rua paralela, o que me valeu um olhar assanhado de uma turista provavelmente sueca. O ponto do ônibus fica perto dos museus da manhã, mas isso me levou também ao Scott Monument, uma torre de quase 300 degraus onde se ve a cidade por cima. Tirei muitos fotos de lá. 
Desci e dei de cara o meu busão linha 10 passando, o que me deixou no hotel às 17h48. 
Ainda saímos para comer, no meu caso, almoçar e jantar: fish and chips, algo quase sem sabor mas ok. De volta ao hotel, planejamos o estágio 2 da viagem: Inverness e Highlands, começando pelo Balmoral Castle amanhã.
Ao final, meus pé pediram água e informaram que não aceitarão mais serem tratados assim. Valeu a amizade, pessoal. Vemo-nos se a internet em Inverness funcionar.

2 comentários:

  1. Pé reclamando é bobagem, experimenta andar com pedaços da sola deles faltando (fiz isso mais vezes do que gosto de lembrar, mas valeu a pena cada uma delas).

    Boa sorte em Inverness!

    ResponderExcluir
  2. Vc deve estar imaginando que eu não li a parte da turista sueca, né? Mas eu li... ela deve estar engasgando com fish and chips nesse exato momento, huahuahuahuahuahua (risada maligna mode irônico).
    Adorei o quadro, porque será, rss
    Bjks

    ResponderExcluir