quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Medalha de Bronze

Pesquisa aponta que ateus, agnósticos e sem religião já são 3o maior grupo do mundo. Segue link da matéria no site da BBC. Também localizei a pesquisa completa, aqui em inglês.
Há números interessantes. Primeiramente, há um agrupamento, na opinião deste blogueiro, bem bolado. Assim como agrupou todos os cristãos no mesmo guarda-chuva, fez o mesmo com muçulmanos, sem religião e budistas. Sem isso, as denominações se pulverizariam e estudar os números seria um porre. 
O Brasil aparece como 10o maior país ateu do mundo. No entanto, a porcentagem aponta o atraso, uma vez mais: estamos abaixo da metade da média mundial. Antes que algum religioso nervosinho critique o termo "atraso", não há como negar os fatos. Países mais adiantados são sistematicamente mais ateus. A tendência é planetária. Em um ou dois séculos poderemos até ser maioria. Ave Darwin. 
A pesquisa tem um ponto muito bacana ao analisar a condição nas quais vivem os diferentes grupos em relação as demais. No entanto, há distorções. Como os ateus estão concentrados na China, apontou-se que 71% de nós vivem como maioria. Acontece que isso só ocorre em três países populosos: China, Japão e Coréia do Norte. Talvez isso explique o contante massacre jurídico e social a que são submetidos os ateus pelo mundo. Mas a onda vai virar.
De todo modo, vale uma leitura mais profunda da pesquisa.


7 comentários:

  1. Não acho a pesquisa em si ruim (apesar de ter ressalvas nos agrupamentos feitos) e não questiono que países economicamente adiantados tem um grupo maior de ateus e agnósticos (muito por culpa das religiões, devo dizer) mas discordo da conclusão de que o ateísmo vai ser maioria em alguns séculos.

    Primeiro porque para afirmar isso seria necessário analisar pesquisas de uns vinte anos para cá de todos os países estudados e verificar se a) o crescimento do ateísmo é constante e b) se o crescimento proporcional dele é maior do que o de todas as demais religiões (muito trabalho, eu sei, mas digno de um doutorado).

    E segundo porque eu pessoalmente acredito que o avanço científico e filosófico vai levar à expansão do agnosticismo neutro, não do ateísmo.

    ResponderExcluir
  2. Sobre os agrupamentos, longe de ser um esquema perfeito, achei adequado.
    Quanto a evolução numérica, há dados para o Brasil no censo do IBGE, que podem ser consultados no site da instituição. Os "sem religião" crescem percentualmente a olhos vistos entre cada senso. Falei disso aqui mesmo no Blog.
    Quanto ao agnosticismo neutro, ele é o passo intermediário para ateísmo. Mas você está certo ao prever esse passo.

    ResponderExcluir
  3. O estudo que você apresentou fala de diversos países, não apenas do Brasil. Logo usar o Brasil (que você deixa implícito que está atrasado) como uma extrapolação do que pode acontecer no resto do mundo seria bem errado.

    Na verdade, o agnosticismo neutro é um destino em si, não um passo para outra coisa. Inclusive, para mim, tanto o teísmo quanto o ateísmo é que são passos intermediários para o agnosticismo neutro. Daí eu acreditar que quem vai crescer com o tempo é o agnosticismo.

    ResponderExcluir
  4. Grátis:
    http://humanism.org.uk/2012/12/11/census-results-show-huge-shift-in-cultural-identity-from-christianity-to-no-religion/

    ResponderExcluir
  5. Talvez você devesse virar comunista. Acabei de ler um estudo que correlaciona economia com religião, e eles identificaram que a regulagem religiosa típica dos governos comunistas causa uma queda muito grande no grau de religiosidade.

    Mas o que eu achei mais interessante foi isso (e admito que foi uma surpresa):

    "Although religiosity tends to decline overall with economic development, the partial relations depend on the specific dimensions of development. For example, the measures of religiosity are positively related to education, negatively related to urbanization, and positively related to the presence of children. Increased life expectancy tends to be negatively related with church attendance but positively related to religious
    beliefs."

    http://www.international.ucla.edu/cms/files/perg.barro.pdf

    ResponderExcluir
  6. "For example, the measures of religiosity are positively related to education": esta afirmação é notadamente falsa. Nem adianta entrar em detalhes.
    Quanto aos países comunistas ou ex-comunistas é verdade que a religiosidade despenca nesses países, mas pelo motivo errado, infelizmente. Lá a religião é proibida, o que não resolve o problema. Nos países desenvolvidos capitalistas, as religião decai simplesmente porque as pessoas percebem que é o trabalho, e não a oração, que traz resultados. Esses países comunistas ou ex-comunistas são um interessante mercado para as religiões tão logo o regime totalitário deixa de existir, com grande potencial de dano à população.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, você afirmar que a a afirmaçào é notadamente falsa não tem embasamento. O estudo pelo menos demonstra porque o autor concluiu isso com números.

    ResponderExcluir