quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Anima Mundi 2013 - Dia 1

Ah, de volta à Paulista. Adoro!
Ano passado, o festival Anima Mundi ficou confinado às sofríveis instalações do Memorial da América Latina. Detalhes foram postados aqui.
Em 2013 voltamos ao Itaú Unibanco, com 3 salas construídas e mantidas por gente séria. Ouvi comentários de que a mudança é definitiva. Tomara.
Vamos às sessões, então:
  • Curtas 2 (Sala 1, 18h)
Ceux den Haunt é uma animação em língua francesa (há integrantes franceses, suíços e belgas na produção), sobre um rapaz chamado Ulrich que fica confinado em uma casa no alto de uma montanha no inverno. Junto ao cão e ao dono do local, eles passarão 5 meses sob a neve. Mas talvez eles não estejam sozinhos... O clima de terror vai sendo construído com calma e paciência, com técnica de desenho simples, mas enquadramentos e sonorização de nível de cinema. Nota 4.
Lost & Found é americano. Embora seja mais conceitual do que narrativo, a técnica é dominada com maestria. Não sei dizer se era stopmotion ou alguma CG para fazer parecer stopmotion, mas valeu. Nota 3+.
  • Curtas 9 (Sala 2, 19h)
Anna Bee é nacional, nota 4. Sua limitação é ser um tanto escrito, mas isso está completamente dentro do contexto. A animação não se preocupa muito em colocar o expectador dentro da história, mas isso acontece naturalmente. São feitas diversas referências culturais a outras animações famosas e filmes, que acabam se tornando belas e honestas. A história é sobre uma garota chamada Ana, que conhece um rapaz pela internet e se apaixona ele. A história mostra como as coisas se desenvolvem nessas situações que, muitas vezes, são desconhecidas do público mais velho.
Feral foi a animação portuguesa vencedora do festival no Rio. É boa, mas não isso tudo: nota 4. Conta a história de um garoto que vivia entre os lobos na floresta e foi trazido à cidade para ser ressocializado. Peca pela falta de originalidade, mas é singelo ainda assim.
Virtuos Virtuell me tirou do sério. Totalmente conceitual, essa animação mostra rabiscos em nanquim dançando em harmonia com a trilha sonora, um trecho da ópera O Alquimista. Comentei até, 5 anos atrás eu acharia chato. Nota 4. E mais um toque mental de que estou ficando velho.
Vecinos foi o primeiro nota 5 do festival. Conta a história de dois vizinhos em duas fases distintas da vida: quando meninos e quando jovens. Ritmo divertido sem correria e técnica que muito me agrada: "3D falso", como eu batizei. Ganhou o 5 pelas incontáveis referências nerds que aparecem na história, a começar pelo rapaz jogando Tumbling Tower sozinho. 
  • Curtas 10 (Sala 2, 21h)
Que sessão foi essa, gente !
The Fantastic Flying Books of  Mr. Morris Lessmore emociona a cada momento. Com técnica de 3D falso impecável, o protagonista vai para um mundo onde os livros agem como pássaros e precisam de cuidados como tal. É o que ele faz, em momentos tocantes e belos que se sucedem. Lindíssimo, forte candidato ao título do ano.
Jim´s Tie narra um diálogo entre um vendedor de gravatas e um cliente, provavelmente vendedor também, em crise existencial e a beira do suicídio. Os rápidos diálogos em francês não comprometem a compreensão. Tava com nota 4 até aparecer o final. Nota 5  bem clara.
Natalis é uma história simples, com com CG que poderia estar em qualquer videogame por aí. Mostra uma personagem que toca um casulo e tem uma visão de uma realidade alternativa. Lindo final também. Nota 4.
Der Notfall é a clássica animação de correria ao estilo Presto. Com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, a comédia de erros vai construindo uma situação absurda a partir de elementos pequenos e corriqueiros. Técnica excelente também, assim como a sonorização.

Amanhã tem mais, não percam !


---



Complemento de postagem:

Como bem foi observado, faltou explicar a escala de notas. Uso a mesma que o festival usa, pois a cada sessão recebemos cédulas de votação. Para quem vai desde 2007, isso é óbvio, mas nem todo mundo sabe disso.
As notas vão de 1 a 5. Eu dou a nota do seguinte modo:
Roteiro: 1 ou 2
Técnica: 1 ou 2
Sacada genial: +1
Burrada básica: -1
Na prática, uma animação nota 5 é daquelas que verei muitas vezes pelo youtube depois. Nota 4 é das que vale a pena citar para os amigos. Nota 1 é raro: são aquelas que você preferia simplesmente que não existissem ou que a sessão acabasse aqueles minutos mais cedo.


3 comentários:

  1. Gostei das explicações, não sou um grande fã do AnimaMundi mas lido fica até interessante de ler.

    Só um detalhe, voce deveria ter colocado a escala no começo do post. Quem chega de novato e lê não entende qual o sistema de escala voce está usando e quando ve a 1° nota acredita que voce ñ gostou do evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão, Padawan. Estou adicionando um comentário a posteriori

      Excluir
  2. Po, mas os Livros do Lessmore foi vencedor do Oscar 2012.

    Petri

    ResponderExcluir