sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Escravos Cubanos

Por essa, eu não esperava, amigo leitor. Já estamos acostumados, amortecidos até, com a quantidade de medidas estúpidas que vemos nos variados níveis e esferas de governo. Qualquer um com mínimo senso crítico sabe que o PT é especialista nisso, embora isso não signifique a perfeição e isenção dos outros, ok?
Mas a história dos médicos cubanos superou qualquer marca. Realmente estou surpreso desta vez.
Para começo de conversa, a saúde pública no Brasil é uma lástima em qualquer aspecto. Falta tudo, e quando dizemos "tudo" isso também quer dizer médicos. Faltam médicos sim, especialmente nos lugares mais afastados e ermos. Em toda essa polêmica, confesso que não vi em nenhum momento ser dito que a importação dos médicos estrangeiros resolveria todos os problemas, e por um momento comecei a apoiar a ideia. A postura do governo parecia ser "Entre outras coisas, faltam médicos. Então tragamos médicos.". 
Ok. Era possível questionar porque faltam médicos. Poderia ser as condições locais, poderia ser o desinteresse do profissional, poderia ser desorganização administrativa... Diversas razões possíveis, provavelmente todas parcialmente relacionadas ao problema. Ao abrir o programa mais médicos a qualquer interessado, inclusive brasileiros, poderia-se estar dando um sério golpe nessa causa dos problemas. Parecia certo.
Até a página 2. 
Agora que se revela e se divulga as condições nas quais os médicos cubanos trabalharão, fica evidente o que o PT está fazendo. Esses caras serão tratados como escravos técnicos altamente treinados. Não receberão salários, pois o dinheiro será repassado ao governo cubano e sua corja de comunistas inescrupulosos em vez de pago diretamente aos profissionais. Mais do que isso, os médicos terão seus passaportes retidos. Desse modo, não poderão sair do país. 
Gente, vem cá: tem muita diferença entre isso e as garotas de programa que são traficadas para a Europa ? Não há liberdade de movimento, não recebem salários, não tem boas condições de trabalho... Hum... Bem, talvez as moças tenham algum prazer no que fazem.
Ok, essa foi fraca. Mas a grande diferença mesmo é que o sistema de trabalho escravo está sendo organizado por um governo!
Caramba, será que desta vez chegamos ao fundo do poço?
Vale observar que os 500 e poucos médicos cubanos que se inscreveram no programa estão cientes das condições. Para eles, vale a pena ser escravo no Brasil em vez de "livre" em Cuba. Vale para os comunistas de plantão perguntarem "por que ?".


Um comentário:

  1. Concordo com voce.
    Depois de comprarmos escravos da África agora estamos contratando gente escravo de Cuba.

    ResponderExcluir