quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dança das Cadeiras

As duas categorias que automobilismo que acompanho vivem momentos turbulentos de boatos e negociações de pilotos e equipes. O assunto está quente em ambos os lados do Atlântico.
  • F1

Na F1, são dois epicentros. Por um lado, abriu uma vaga na Red Bull. Mark Weber cansou de ser feito de bobo dentro e fora das pistas e avisou que vai pegar seu boné e correr na WEC em 2014. O carro tri, quase tetra, campeão está sem segundo dono. Por um lado, o problema é o fato de ser claramente uma vaga para segundo piloto. Por outro, é uma equipe séria e que pode dar projeção a quem aceitar o desafio. Diz-se que Vetel manda e desmanda no time e que teria poder não contratual de veto. Já se falou em Alonso, Massa, Kimi e Ricciardo. O último não teria nada a perder: ser derrotado pelo tri, quase tetra, alemão não seria vergonha alguma, com direito a mostrar seu talento e, em caso de alguma improvável hecatombe, vencê-lo. Alonso, Kimi e Massa seriam outra parada, e não parece que Vetel esteja feliz com essa ideia. 
Alonso? Pois é, esse é outro foco de discussões. A boataria tomou forma na Bélgica. Alonso parece descontente com Maranello e não tem mais muito tempo de carreira para buscar mais títulos. Precisa vencer já. E a Ferrari tem errado ano após ano. Uma eventual saída de Alonso deixaria Massa confortável para ficar. Mas quem viria? As opções são Kimi e Hulkemberg. 
Qualquer movimentação de Kimi abre a correspondente vaga na Lotus, que não é um lugar ruim para ir no momento. Mas vai saber como o time fica em 2014. E se Kimi está de saída, motivo para não ficar deve ter.
A próxima corrida é na Itália, onde tradicionalmente a Ferrari se posiciona. É possível que, mesmo atrás nas pistas, ela se adiante e faça seus anúncios e simplifique as equações todas. 
A conferir, mas aposto que fica como está, com apenas Ricciardo substituindo seu compatriota.
  • Nascar
Aqui a coisa é mais complicada por ser mais dispersa. O time mais forte, a Hendrick, manterá seus 4 pilotos em 2014, embora deva ter que reestruturar alguma coisa do patrocínio de Dale Jr. com a provável saída da National Guard. Não deve ser problema, pois o rapaz é deca-campeão de popularidade e deve ter gente fazendo fila para tê-lo como garoto propaganda. No máximo, isso tira contratos de outras esquipes, mas tudo se ajusta.
A Penske também não tem porque mudar. Tem um campeão competente e um novato recém chegado. Pessoalmente, eu adoraria ver o carro #12 com mais frequência, mas não parece que isso vai acontecer.
Também não se prevê mudanças para os lados de Joe Gibbs. Deve continuar com Matt Kenseth, Kyle Busch e Danny Hamlin. Hamlin teve um ano sofrível, mas boa parte disso se credita ao acidente que o tirou de 4 provas e comprometeu o desempenho. Gibbs não é um homem apressado e deve dar tempo para o rapaz se recuperar.
A Roush-Fenway deve manter o time com Edwards, Biffle e Stenhouse. Este último acabou de chegar e os outros dois lutam pelo título com prováveis classificações para o Chase. O time de Richard Childress sabe que Harvick vai embora. É provável que o neto seja promovido e ressuscite, para minha ira, o carro #3. Não achei informações de para onde Harvick pretende ir, mas isso por si só complica as coisas.
Tony Stweart não manterá 3 carros em 2014, e Ryan Newmann está a pé. Assim como Harvick, é um sujeito capaz de vencer (e tem vencido) corridas e até disputar um título. é um piloto de peso.
A Ganassi produziu uma vaga ao anunciar que não renovará com Montoya. Fala-se em um piloto jovem vindo da Nationwide, até porque McMurray não é nenhum bebê. Isso coloca Montoya no mercado sem gerar uma vaga nova. Montoya não é do nível de Newmann e Harvick, mas é popular e pode interessar. 
A excelente temporada que Kurt Busch vem fazendo em um time pequeno valorizou seu passe em 2013. Será que muda ?
O ponto é que tem mais gente boa disponível do que carros bons para eles. A subida de novatos da Nationwide só piora a situação. Com o tempo, acaba indo gente boa para times médios, como o que Kurt tem feito, menos por seu talento e mais pelo temperamento.
Meu palpite é que Stweart está escondendo um terceiro carro para Harvick. Kurt fica onde está, podendo ter até Newmann como companheiro se convencerem a Forniture Row a aumentar a operação para dois carros. 
Seria possível esse terceiro carro de Stweart ser pilotado por Kurt Busch, embora a mistura de Smoke, Kurt e Danica seja um total de 5 egos para 3 carros. 
Também a conferir.

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