sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Schumacher, 45

Aniversaria hoje o maior piloto de todos os tempos. Hepta campeão mundial, Michael Schumacher não assoprará velinhas, pois está em coma em um hospital francês, devido a uma queda durante a prática de ski.
Não acho necessário relatar o acidente: o leitor vai achar as mesmas informações que eu, talvez mais. Não acho necessário relatar a carreira dele, o leitor sabe o básico e, mesmo que não admita da boca para fora, sabe no fundo da sua consciência que Schumacher foi o melhor de todos. 
A cerca disso, alguns pachecos ainda podem dizer que ele não teve adversários, que os pilotos de sua era não estava a altura da F1 e que não tinham condições de enfrentá-lo. Esquecem-se, propositalmente creio eu, que em muitos esportes a questão da distribuição das vitórias e conquistas é uma conta de soma zero: cada vez que um sujeito vence, além do triunfo, impede que outro vença. Parece um comentário bobo, mas se tirarmos 20 vitórias do alemão, elas cairão nas contas dos adversários, como Barrichello, Hill, Villeneuve, Hakinnen, Alonso, Montoya... Seus 7 títulos mundiais poderiam ser 6, ou 5. 
Mas essas vitórias todas, e os consequentes títulos, vieram de onde, oras? Vieram dele superar os adversário, por saber desenvolver e utilizar o melhor carro, por gerenciar de dentro do carro, conflitos na equipe, por conter os companheiros de equipe. Sim, amigo leitor, isso é mérito dele também: Prost não conseguiu conter Senna em 88, como Alonso com Hamilton em 07, como Piquet falhou com Mansell em 86 ou Jones com Reutimann em 81. Acontece. Periodicamente. 
Schumacher não falhou nisso, como Vettel não falhou com Weber, Senna com Berger, Piquet com Mansell (87. aprendeu, né ?). Também acontece.

Mas meu ponto central aqui eu nem comecei a falar. Assusta-me, ainda, a raiva, a inveja, a dor de cotovelo de muitos, não todos, brasileiros com esse germânico de queixo quadrado. Separei alguns comentários que vi de pessoas na área de comentários do UOL:

Antes, uma explicação: foi divulgado que Schumacher teria se acidentado ao tentar ajudar uma menina que saiu da trilha de ski. Não sei se procede. Mas daí, o tal Pitouca faz uma piada desse tipo com a situação.


Hunter Mc Coy faz referências à carreira do alemão. Menciona o fato de Schumacher ter causado o acidente que lhe deu o título de 94, esquecendo-se das várias punições absurdas que ele recebeu durante o campeonato apenas para manter a disputa em aberto por mais tempo. Esquece-se que quando tentou fazer isso em 97 foi punido. Esquece-se que Senna fez a mesma coisa contra Prost em 90. Cita o caso do filtro de combustível, também na temporada de 94, que jamais foi comprovado. Cita o jogo de equipe na Ferrari, esquecendo-se que essa prática é feita por todos. 

Prontofaleidemais comete o mesmo erro de Mc Coy ao usar de memória seletiva. Está bravinho porque Schumacher enterrou Barrichello. Reclama das vezes que o brasileiro foi obrigado a dar passagem como se fossem dezenas e não apenas algumas. Afirma que ele não quis salvar ninguém, como se lá estivesse para testemunhar tudo. Sim, falou demais mesmo.
O que eu posso falar desse Delano, então... ?

Schumacher pulverizou Senna. Fatos:
Títulos 7 x 3
Vitórias 91 x 41
Poles 68 x 65
Voltas Mais Rápidas 77 x 19
Podiuns 155 x 80
Pontos* 1566 x 614
* parte desses pontos foi sob novo regulamento, que dá pontuação maior.

Esse foi o grande pecado dele. Não foi jogar o carro em Hill ou em Villeneuve. Não foi o jogo de equipe "contra" Barrichello. Não foi o carro parado em Mônaco para tirar a pole de Alonso. Onde estão os fervorosos fãs brasileiros do inglês, do canadense do brasileiro ou do espanhol? Citam esses fatos lamentáveis (e sim, foram lamentáveis) apenas para tentar, em vão, diminuir os feitos de Schumacher. Esquecem dos acertos, das vitórias incontestáveis, das variações de estratégia, da constância na pista, das seguidas voltas de corrida em tempo de classificação, dos treinos diários em Maranello, da obsessão pela vitória. Esta última, segundo os mesmos pachecos, é exclusividade de Senna. 
Ridículos e patéticos esses pachecos. 

Por fim, desejo a mais rápida e completa recuperação a Schumacher. Simples assim.

Um comentário:

  1. Concordo com tudo menos à comparação entre Schumacher x Senna. Se Senna não tivesse morrido, poderia ter conquistado muito mais, inclusive pegando pra ele os campeonatos de 1994 e 1995 do Schumi. Infelizmente pouco pudemos ver esse duelo.

    Mas realmente muito infeliz ver a obsessão, o amor exacerbado de alguns pelo Senna a ponto de desejar a morte de outro piloto, acusando-o de ser o principal responsável pela morte do primeiro - como se um dia antes outro piloto (Ratzenberger) não tivesse morrido, Barrichelo quebrado o nariz e todos estivessem preocupados a (falta de) segurança proporcionada por ímola. Muito triste ler esse tipo de comentário.

    ResponderExcluir