terça-feira, 25 de março de 2014

Domingo Dífícil

Se um sujeito teve um domingo difícil neste último final de semana, foi Jeff Gordon. 
A corrida de Fontana teve uma peculiaridade que deu o tom da corrida. Embora a Nascar e a Goodyear tenham negado, os pneus estavam desmanchando sozinhos. A corrida que seguiria toadas de 40 voltas (capacidade do tanque) teve diversas bandeiras amarelas originadas em acidentes causados por furos de pneus. Ao todo, 19 casos geraram 9 bandeiras amarelas. A vida útil não passava de 20 voltas. Mas ninguém sabia disso antes da corrida começar. 
Jeff largou em 6o e mantinha-se entre os primeiros quando o primeiro pneu furado (Kevin Harvick) trouxe a primeira bandeira amarela. No pitstop, Jeff foi pego por excesso de velocidade. Punido, caiu para último.
Fez uma corrida de recuperação e estava entre os 15 primeiros quando veio a segunda bandeira amarela. Desta vez, algo atípico aconteceu. O normal é o pace car alinhar os pilotos em apenas uma volta e então os pits são abertos. Pode, no entanto, ocorrer algo que tome mais tempo para liberar os pits e o farol continua vermelho. Estávamos com 44 voltas, cada pneu já com mais de 20. Não havia razão estratégica para não parar. E então 8 pilotos não fazem suas entradas e todos os demais agiram como planejado. A razão é que estes 8 viram o sinal ainda vermelho e, para não descumprirem a regra e serem punidos, ficaram na pista. Mas a direção de prova negou as declarações e disse que os pits estavam abertos e a luz verde. Jeff parou só na outra volta e caiu para 36o.
Em nova prova de recuperação, foi ganhando posições na pista e nas paradas. Assumiu a ponta na volta 106 de 200. Nesse período, foram mais duas bandeiras amarelas por acidades, dos quais ele escapou por pouco em ambos.
Então, uma nova bandeira amarela, na volta 110 lhe trouxe um pit demorado, e ele caiu para 4o.
Recuperou-se, voltou a ponta e... novamente foi prejudicado em uma parada, desta vez na volta 135. Caiu para 5o desta vez.
Recuperou-se novamente, e quando estava a ponto de tomar a ponta pela 4a vez na volta 148, nova bandeira amarela interrompeu o ataque. Caiu para 4o nos pits.
Parece incrível, mas isso aconteceu de novo: ele estava no meio da ultrapassagem sobre Jimmy Johnson e, como na vez anterior, outra bandeira amarela (volta 164) o atrapalhou, faltando agora 36 voltas. Pelo menos, não perdeu posições e voltou em 2o mesmo.
Faltando esse trecho, ele contava apenas com um trecho longo de bandeira verde: seu carro estava melhor para trechos longos e deveria passar Johnson. Mas a 15 voltas do final, quando ele se aproximou para tentar a ponta, Johnson mostrou sua reserva técnica e começou a apertar o ritmo. Abriu vantagem e dominou a pista. 
A 5 voltas do final, o pneu dianteiro esquerdo de Johnson fura e a ponta fica "de graça" (como se ele não tivesse passado o grid inteiro umas três vezes) para Gordon. Ele diminuiu o ritmo para evitar furos de pneu e só precisava terminar a corrida para vencer. 
A 2 voltas do final, outra bandeira amarela, novamente por pneus furados. Todos param, fica aquela bagunça na relargada e a merecida vitória virou um mero 13o lugar. 
Dia difícil...

3 comentários:

  1. Não nomear meu filho Jeff Gordon: CHECK.

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    1. Poxa, Tito. O cara é tetra-campeão e maior vencedor de corridas da era moderna da categoria.

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    2. Legal, mas que ele ia sofrer bullying com esse nome, ah isso ele ia

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