quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Causa Primeira

Leio estupefato, mas não tanto, que o STF julga neste dia 24/04 o caso de propina que fez parte da queda de Collor da presidência. 


O caso ocorreu em 1991, 23 anos atrás.  Vinte e três anos atrás.
Desde então, o cara foi caçado pelo Congresso, cumpriu sua pena política, mandou matar (não há provas, mas o país inteiro sabe disso) PC Farias, morou em Miami, fingiu que ia ser candidato a prefeito de São Paulo, perdeu uma eleição para o governo de Alagoas, foi eleito senador pelo mesmo estado e ainda perdeu outra eleição para o mesmo governo. 
Não se pode dizer que foi uma vida pacífica e sem turbulências, certo? Também não ficou tanto tempo assim no ostracismo. E, que se diga, está legalmente empossado senador da república, com mandato até o final deste ano.
E nesse tempo todo, a Justiça nada fez para julgar o caso inicial, de propina. 

Nós, plebeus, estamos o tempo todo a criticar o Congresso Nacional e motivos não faltam. Mas não se pode negar que, no caso Collor, o legislativo deu sua resposta, em tempo razoável. O mesmo não se pode falar do Judiciário.
Há tempos defendo que o pior deste Brasil é o Judiciário. É a impunidade por ele causada a raiz de muitos de nossos males. 
Aí só mais um caso, bastante emblemático. Bastante comum. Bastante triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário