quarta-feira, 16 de abril de 2014

Primeiro Classificado

Kevin Harvick venceu em Darlington. Por ser a segunda vitória, ele está matematicamente classificado para o Chase, sendo o primeiro a realizar o feito...
Numas.
Durante a transmissão, ouvi os comentaristas comentarem que o primeiro colocado em pontos se classifica também, independente de ter vitórias (interessante notar como ver a transmissão em inglês ajudou, e muito, minha compreensão do idioma de Shakespeare...). Daí fui pesquisar, o que não se mostrou uma tarefa trivial. No site oficial da Nascar, não achei o regulamento. Pode até ter, mas está escondido.
Corri para a Wikipedia, onde encontrei o link aqui (inglês).
Pois bem. Segundo o texto a primeira vaga seria do primeiro colocado em pontos, independente de ter vitórias. A seguir, são 15 vagas para os principais vencedores de corridas, desde que estejam entre os 30 primeiros na classificação geral e tenham tentado se qualificar para todas as provas. 
Que fique claro, Harvick não pode, portanto, tirar férias e voltar em setembro. Boa regra, sem dúvida. Mesmo Kurt Busch, com sua vitória, está em 26o na classificação e, embora tenha 46 pontos de vantagem sobre o 31o, é melhor não dormir muito mais. 
Pergunto, então, o que aconteceria se um piloto sofrer um acidente e perder duas ou quatro provas recuperando-se. Há exceções à regra de tentar qualificação nas 26 provas? E se um piloto for suspenso?
Aqui, classifico como mancada da Nascar não ter isso tudo disponível no site oficial. 
A Páscoa é uma semana triste: não há corridas. Lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário