terça-feira, 12 de maio de 2015

Uma palavra sobre Agenda

Dois pequenos disclaimers, antes de começar. O primeiro, dica do Mestre Ian Saukas, é não deixar a realidade atrapalhar a narrativa da história. Isso é uma outra maneira de dizer que a história é baseada em fatos, mas não necessariamente precisos. O que me leva ao segundo, que é o ano em que isso aconteceu. Eu sabia que era em meados dos anos 90, e depois de olhar calendários da época, concluí que tudo ocorreu em 1997 (clique aqui para ver o calendário e acompanhar a narrativa). Pode haver enganos, mas está consistente com minha memória.

No início de outubro de 1997, encontrei-me com um amigo que via com frequência na época. Digamos que ele se chamasse Alex e cursasse Arquitetura na USP (FAU). Alex estava revoltado, e peguei o assunto pelo meio. Pedi para ele recomeçar, e fui atendido.
- Cara, você acredita que um professor meu já me reprovou por faltas antes mesmo do fim do semestre ?! Que filho da puta...
- Calma, Alex. Conta o que aconteceu.
- Ah, foi assim. Você tá ligado que na FAU não tem muito essa do semestre começar na primeira semana.
- Não tem essa porque vocês são um bando de vagabundos (eu era recém formado em Engenharia na Poli-USP).
- Mas lá é assim. Então eu não fui na primeira semana de aula, dia 8 de agosto. É que essa matéria só teu aula nas 6as-feiras.
- Devia ter ido.
- Ninguém nunca vai, porra. Nunca tem aula...
- Segue.
- Daí, na semana seguinte, eu até estava contigo.
- Dia 15, na minha colação de grau ?
- Exato. Depois eu dei uma passada lá, lembra ?
- Lembro.
- Não tinha ninguém, e eu achei que não tinham iniciado as aulas ainda.
- E você não achou nada estranho nisso ?
- Não. É comum.
- Não devia ser.
- Você vai me deixar contar ?
- Vou.
- No dia 22 eu tive uma treta no trampo. Não pude ir. Depois no dia 29 eu fui e, de novo, não tinha ninguém na sala. 
- Agora você achou estranho ?
- Até achei, mas não tinha ninguém para perguntar sobre. A semana seguinte era semana da pátria, dia 5 de setembro. Não tem aula. 
- Certo.
- No dia 12, eu fiquei doente, aquela gripe do cacete que eu peguei.
- Lembro! Até cancelou nosso RPG, não foi ?
- Foi. E no dia 19 eu tive outra treta no trabalho, também não pude ir. Quando eu chego no dia 26, encontro um camarada meu que me pergunta se eu estava naquela matéria. E quando eu confirmei, ele disse que era dia de prova! Fui falar com o professor e ele falou que eu já estava reprovado. Filho da Puta.

Então, falei com outras pessoas e descobri a agenda do que de fato ocorrera na tal matéria. 
Para começo de conversa, o semestre letivo começava no dia 1o de agosto, por sinal, uma 6a-feira. Nesse dia teve aula sim, com bastante gente presente, mas não o Alex. Naquele dia, o professor definiu o calendário de atividades. Avisou que haveria duas importantes visitas de campo, dias 15 e 29 de agosto. As demais datas (8/8, 22/8, 12/9 e 19/9) seriam aulas teóricas normais, e a primeira prova seria dia 26 de setembro, bem no meio do semestre. O restante do semestre seria definido após a primeira prova.
Segue, então, uma tabela comparativa:


Pois é, tremendo filho da puta o tal professor...


Nenhum comentário:

Postar um comentário