terça-feira, 20 de junho de 2017

100 Atletas

Saiu há algumas semanas a lista dos 100 atletas mais bem pagos no mundo em 2016, pela revista Forbes. Segue linkE lá vai este blogueiro destrinchar o tema...
1) Esportes
Foram 11 esportes representados, com forte participação do Basquete: 32 atletas. Juntando-se às duas outras grandes ligas americanas (MLB, com 22 e NFL com 15), são 69 atletas listados. Fica claro quais são as grande ligas do mundo. O hockey que me perdoe, ausente que ficou.
2) Meninos e Meninas
Foi brutal: apenas Serena Williams representa as mulheres. É claro o quanto os homens movimentam mais dinheiro nisso. Vale um post a parte sobre isso, dia desses...
3) Times
Nenhum time tem mais que 3 atletas. Os que têm três são: Barcelona, Cleveland Cavaliers, Detroit Tigers, Golden State Warrirors, Los Angeles Clippers, Memphis Grizzles (!), New York Yankees, Real Madrid e Texas Rangers. Em bold, os que foram campeões do principal (em caso de mais de um) torneio disputado. 
4) Campeões
5 Atletas ficaram de fora desta análise, por total incapacidade do blogueiro em entender os torneios... Dos demais 95, apenas 11 foram campões. Isso realmente me deixou surpreso. 
Sim, é natural que nem todos vençam, já que muitos deles estão nos mesmos campeonatos. Mas ainda assim, confesso, esperava mais. 
6) Ausências notáveis:
Pois vejamos 
Tom Brady, o multi campeão dos Patriots.
Nico Rosberg, campeão da F1, não surpreende tanto, pois sempre foi considerado piloto secundário na categoria.
Grandes estrelas olímpicas, como Phelps e Biles, passaram longe também.
Dos 9 futebolistas, nenhum é da Alemanha, atual campeã do mundo.
Dos 22 jogadores de baseball, nenhum joga no Chicago Cubs, atual vencedor da World Series.

O que dá claramente para notar aqui é uma afirmação de mão dupla sobre os valores recebidos pelos atletas: salário não faz campeão assim como campeão não faz salário. Pense bem, amigo leitor, antes de pedir que seu time contrate um medalhão. E pense bem antes de criticar o salário que algum deles recebe: no fim, quem ganha muito não ganha nada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário