quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Egito - Dia 18 - Meidum

Meidum é, surpresa !, outra necrópole. Fica ainda mais ao sul, depois de Sakkara e Dashur. A pernada de van foi de mais de 1h, mas sabíamos o que estávamos fazendo.

A Pirâmide de Meidum, ou Pirâmide Colapsada, foi construída por Huni, último faraó da III Dinastia. Seu revestimento externo caiu por completo, dando a ela o aspecto atual. Acredita-se que tenha acontecido à época da construção e as falhas de projeto e execução tenham sido instrumentais no desenvolvimento que aconteceria nos anos seguintes. 


Fotos: Pirâmide de Meidum, Meidum, Egito, 2022

A seguir visitamos diversas mastabas, bem menores, no entorno. Algumas delas eram particularmente complicas de entrar, mas dei conta sim e não perdi nada.

Esse era o passeio do dia, mas não havia qualquer razão para voltar para o hotel. Então, nosso guia Ehab nos fez uma agradável surpresa: Oásis de Fayium.

Ao contrário dos filmes e desenhos animados, um oásis não cabe em uma foto. É uma área grande, a perder de vista, e habitada. Tem cidade. É, inclusive, um centro turístico popular entre os egípcios. E é possível encontrar coisas assim:

Foto: Cachoeira, Oásis de Fayium, Egito, 2022

Revigorados e felizes, tocamos para o hotel. Era dia de dormir cedo, bem cedo. E antes disso, rearrumar as malas, pois era dia de, olha só, viajar. Tudo pronto, acertamos de deixar para trás as malas com coisas que não usaríamos na próxima semana. 

Esse acerto, porém, plantou uma semente de problema que seria colhida dias depois. Nossa ideia original era deixar as malas no hotel onde ficaríamos depois (era outro), por questão de praticidade. Porém, nosso receptivo ofereceu esse transporte entre hotéis por valores em dólares que não faziam o menor sentido mesmo em libras egípcias. Isso nos colocou em alerta imediato. Falamos com o hotel onde estávamos e não voltaríamos, pedindo para deixar as malas ali mesmo. Fomos pronta e alegremente atendidos, sem custo extra.

Sem que soubéssemos, isso aparentemente "magoou" o receptivo no Cairo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário