quarta-feira, 27 de março de 2013

Engenho Quebrado

O assunto de ontem é a interdição do Estádio João Havelange (não era proibido batizar lugar com nomes de pessoas vivas ?), mais conhecido como Engenhão. Construído para os Jogos Panamericanos de 2007, no Rio, o referido estádio não tem sequer 6 anos de uso e conta com problemas graves na estruturas.
6 anos. Apenas 6 anos. Com mais de 2300, boa parte do Coliseo de Roma ainda está de pé, e o Engenhão ameaça desabar em 6. SEIS ANOS ! E quem disse isso foi o prefeito do Rio, Eduardo Paz, em entrevista aqui.
Vamos tentar manter a calma e analisar o que pode ter acontecido, levando em conta que, embora eu seja engenheiro, não sou da área de engenharia civil, nem tampouco analisei eu mesmo a situação in loco.
SEIS ANOS !
O problema em questão pode ter origem na mão de obra utilizada, no material, na técnica (projeto), na conservação ou em eventos de força maior. Ainda assim, pode ser algo que já existia na época da construção, na inauguração ou era algo que realmente só surgiria depois de algum tempo.
SEIS ANOS !
Problemas de mão de obra, material ou técnica, na minha opinião, deveriam ser agrupado no último. Mesmo que o material e/ou a mão de obra tenha(m) sido de má qualidade, é obrigação do responsável técnico perceber isso em visitas periódicas e corrigir o problema durante a construção. 
Se o problema passou nessa fase de inspeção, pode ou não ser algo de percepção imediatamente antes da inauguração. Trincas e rachaduras visíveis não deveriam permitir a inauguração do estádio em 2007. Mas isso não deve ter acontecido, afinal nenhuma autoridade colocaria em risco um evento de visibilidade mundial por irresponsabilidade.

[pausa para risos]

Daí ocorre que não temos como saber com segurança se
- o estádio tem problemas agora, 
- sempre teve e só descobriram agora ou,
- sempre teve, sempre teve, sempre souberam e só revelaram agora.
Isso mostra a total falta de credibilidade de nossas autoridades. Nunca fomos um país sério e ainda nos ofendemos quando De Gaulle jogou isso na nossa cara.
SEIS ANOS !
Agora o Rio de Janeiro depende de São Januário, apenas, para que 4 dos 20 maiores times do país possam jogar, eventualmente entre si. Uma obra do valor de 360 milhões de reais não atende a seu propósito porque pode desabar, toda ou em parte. Apenas SEIS ANOS depois de inaugurada.

Que fique claro que minha crítica não é restrita às autoridades cariocas. Isso poderia ter acontecido em qualquer lugar do país. Mas continua me assustando.






Nenhum comentário:

Postar um comentário