Amigo leitor, deixei passar uns dias para comentar os episódios ocorridos na última corrida de F1, na Malásia. Se você estava em Marte, segue um resumo dos fatos.
A corrida estava dominada pela Red Bull, com Weber na frente e Vetel logo atrás. O australiano tinha uma estratégia melhor e merecia estar ali. A equipe até tentou estragar o plano dele e ainda assim ele se manteve, por seus próprios méritos, na liderança. Passada a última rodada de pitstops, a equipe deu uma ordem para ambos os pilotos diminuírem o mapa dos motores, de modo a prevenir quebras e economizar combustível. Weber obedeceu. Vetel não.
Ainda com o motor no máximo de performance, o alemão alcançou o australiano e com ele lutou pela vitória. Passou, venceu. E logo na sala de encontro antes do pódium o clima de velório era nítido. Ninguém sorria, nem mesmo Adrian Newey que vira mais uma dobradinha de sua autoria. Foi quando Weber, de cara amarrada pronunciou o fatídico "Multi-21" com aquela cara de "Que parte de Multi-21 você não entendeu ?"
Os desdobramentos ainda estão acontecendo. Há quem defenda o alemão, há quem o ataque. O tema do jogo de equipe domina o ambiente. De novo. E de novo e de novo. Só tenho uma opinião firme sobre isso tudo, que apresentarei no final.
A favor de Vetel, há o argumento de que o que importa é vencer. Que esse tipo de acordo é ridículo, estraga o esporte (estraga mesmo), que é cedo demais para ajustes de pontos no campeonato de 19 corridas e que ele tem esse ímpeto de vencer tudo.
Contra Vetel, existe a questão do acordo firmado entre as partes. "O combinado não sai caro" e Vetel concordou com o acordo antes da corrida, achando que isso seria a seu favor. Como foi contra, ele descumpriu.
Fato é que Vetel foi um canalha equiparável ao que Senna fez em Ímola-89, quando descumpriu acordo feito com Prost. A série de erros é enorme:
- Primeiro de tudo, não devia sequer existir esse tipo de acordo.
- Uma vez feito o acordo, ele deve ser cumprido. Esporte é feito de ética, antes de tudo.
- No momento em que Vetel decidiu não aceitar a ordem, poderia ao menos ser homem de responder "Multi-21 teu cu. Vou vencer essa bagaça".
- Independente de não ter como mudar o mapa do motor (por força do regulamento), a equipe sabe o que o piloto está fazendo. A Red Bull sabia da rebeldia e poderia (deveria ?) ter avisado Weber disso.
- Ainda assim, em um dado ponto, Vetel estava chegando. Weber tinha essa informação e poderia questionar a equipe o que diabos estava acontecendo. Não sei se o fez.
- Além de questionar, a porcaria do botão, como visto antes, é controle do piloto. Volte o motor para a posição máxima e defenda-se do ataque, oras.
Não acho que nenhum dos lados do debate está totalmente certo nem totalmente errado. Vivemos criticando os pilotos que ficam atrás sem atacar o companheiro e agora estamos criticando o cara que descumpre isso.
Mas se tem uma coisa que eu acho é que esse tipo de acordo deu o que tinha que dar. Não é com uma canetada que se resolve tudo, mas precisa-se de uma solução urgente, definitiva e eficaz contra essa praga.
Mas se tem uma coisa que eu acho é que esse tipo de acordo deu o que tinha que dar. Não é com uma canetada que se resolve tudo, mas precisa-se de uma solução urgente, definitiva e eficaz contra essa praga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário