sábado, 23 de março de 2013

Novidade

Sempre achei estranhos os casos repetidos de deslizamentos. Conversando com amigos e colegas, eles costumam dizer "ah, mas isso não acontecia há 20 anos". 
Acontecia sim. Segue link.
Embora a matéria seja sobre os desastres atuais, fica claramente mencionada a tragédia de 1981 em Petrópolis.
Resolvi brincar de google. Pesquisei as palavras "deslizamento", "Petrópolis" e o ano 2012. Depois fui retroagindo até 1999. Há casos em todos os anos. Mas curiosamente, achei este outro link. Ele menciona um caso de deslizamento de terras em 1866.
Bem... passados 150 anos parece que não aprendemos coisa alguma ainda. Ninguém impede a ocupação irregular, ninguém remove quem faz a ocupação irregular, instalam água, esgoto e luz para esses ocupantes e depois ainda mandam o bombeiro arriscar a vida para resgatar o mané.
E não se trata de uma questão de pobreza isso (pelo menos não da pobreza material). Tem gente de posses em casas em lugares de alto risco. Já teve até ex-prefeito em cidade serrana que morreu soterrado.
Sim, amigo leitor, é apenas um caso de burrice aguda coletiva.

Um comentário:

  1. Sobre isso eu concordo com voce ainda cito um fato interessante.
    No final de semana fiz o trecho Mogi-Bertioga e fazendo um tour mais devagar notei como existem cachoeiras e nascentes de rios proximo aquela estrada.
    Ai eu faço uma pergunta para algum engenheiro que tenha um minimo de conhecimento em espeleologia.
    Como se formam as cavernas?
    Está ai sua resposta o porque tantos pedregulhos desabam nas estradas do Brasil.

    ResponderExcluir