segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pesquisa Eleitoral

Chamou minha atenção a queda de 6 pontos de Dilma nas intenções de voto (reaça !), em pesquisa realizada pelo Datafolha (coxinha !). Não é pouco, não tem margem de erro como explicação. É queda real. Boa notícia portanto.
A notícia é boa, menos pela queda em si, mas mais por finalmente aparecer o tal descontentamento das ruas nas intenções de voto. Ouve-se as pessoas falarem mal do governo em todas as áreas, vemos as manifestações que tiveram pico em junho passado e nunca mais cessaram, mas o que não havíamos visto era uma queda consistente nas intenções de voto. Eu já estava começando a suspeitar de manipulação (conspirador capitalista !) das pesquisas para segurar no alto as intenções... Ao menos, vejo um pingo de coerência agora.
Mas o que mais me chamou a atenção foi a falta de uma subida correspondente da oposição. Aécio e Campos não capturaram esses 6 pontos. Olhando a migração dos 6 pontos, eles ficaram assim distribuídos: Campos capturou 1, os pequenos ficaram com 1 (houve ainda 1 ponto de migração interna entre eles), em branco recebeu 1, nenhum recebeu 2 e ainda um sexto ponto ficou no arredondamento dos valores. A oposição não consegue convencer o eleitor, pelo menos até agora. 
Olhando os cenários alternativos, Marina subiu em todos que apareceu. Pergunto como, pois não tenho notícias dela ter feito ação alguma nesse período. Pergunto, novamente, se não é uma correção de manipulações anteriores, sendo a realidade mais forte que os números inventados. Já vi acontecer, é possível.
Deixo o pior para o final. Nas simulações em que Lula aparece, ele vence no primeiro turno. Em resumo: meu otimismo inicial foi pro quiabo. Sim, esse povo continua burro.

4 comentários:

  1. Cara, vou te falar uma coisa que eu sempre repito:
    O problema não é a Dilma. É a OPÇÃO. Sério, precisa ser idiota para achar que o Aécio é uma opção melhor (geralmente considero tão ruim quanto, quando não considero pior, e isso é muita coisa).
    Nem falo nada do Campos, porque literalmente não sei nada.

    Nosso maior problema no país é que não temos renovação na política. Só mais do mesmo. Pelo menos, se Satão for bom, a carreira política do Serra tá acabada e, com um pouco de sorte, o Alckmin que fez o pior governo que eu vi na minha VIDA em SP vai junto (de novo: considerando que eu vi Maluf, Pitta e Erundina, isso não é pouco).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Aécio é uma opção, longe de perfeita, muito melhor que qualquer coisa que o PT possa oferecer. O câncer da corrupção no PT é praticamente absoluto. Não tem o que fazer a respeito.
      Daí você comete uma inconsistência. Diz desconhecer Campos, que é novo, e fala que não há renovação política. Amigo, escolha uma das duas: são contraditórias.
      Por último, acho muita implicância da sua parte com o PSDB. Dizer que Alckmin foi pior que Erundina, Pitta, e Marta é piada de mau gosto. Não tem graça, não encaixa com a realidade, não tem fundamento.

      Excluir
  2. Na verdade, considerando que eu considero a educação como o principal pilar de qualquer governo, o governo tucano em SP foi de longe o pior. Sem apelação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nível estadual, eu concordo que Educação seja crítico sim. Nas demais esferas, até pelo princípio de repartição das tarefas, não é correto ver assim.
      Sobre a gestão do PSDB na educação, o maior dos erros foi essa tal de Progressão Continuada, que não é uma coisa política, mas técnica (e cagada, como quase sempre o pessoal das Humanas faz). Ainda assim, São Paulo continua com índices melhores que outros estados, oras.
      Em outros pontos, o estado tem índices de segurança melhores que outros, constrói seu metrô sem apoio do governo federal e tem 18 das 20 melhores estradas do país.
      Isso tá longe de ser um fracasso.

      Excluir