quinta-feira, 22 de maio de 2014

Manifesto pelo Conteúdo

Amigo leitor, seguindo na linha da empatia, escrevo dizendo que compadeço da dor de quem não gosta de futebol. Sério.
Embora (bem) menos que há 3 anos, ainda gosto um tanto do esporte bretão. O futebol clubístico se tornou altamente previsível e repetitivo. Chato. Mas o espaçamento de 4 anos entre cada Copa do Mundo faz com que a mesma mantenha o interesse, a tradição, essas coisas todas.
No entanto, a menos de um mês da abertura do torneio, não se fala de mais nada. Copa, copa, copa. Os portais trazem especiais cada vez menos úteis sobre o evento. São infográficos e sessões de fotos sobre jogadores decisivos de times menores que levaram seus times às quartas de final... 30 anos atrás. Ou caras que não fizeram gols e ficaram famosos. No UOL, tem as belas da torcida de cada time, narrações inusitadas de outros países...
Chega!
É o mesmo saco que ocorre no carnaval, onde se fala durante 2 semanas de uma coisa que acontece em um dia. Exagero descabido, excesso de cobertura, aprofundamento sobre o nada. Por odiar (e ser vítima do) carnaval, vejo as pessoas que não gostam de futebol sofrerem agora e não acho isso legal. Não mesmo. Ficam minhas palavras de apoio.

Análises táticas sobre jogos que vão acontecer daqui a 25 dias são algo completamente inútil, até para quem gosta de futebol. Os chamados times grandes são perfeitamente conhecidos e jogam com esquemas tradicionais há bastante tempo. Quem pode, e deve, trazer inovações são os pequenos. Ninguém olha para eles agora, até porque muitos tentam manter as novidades sob sigilo. 
Diga-se, são essas novidades a grande diversão de ver os jogos de uma Copa. Uma Costa Rica ou Austrália da vida não vão vencer Brasil ou Argentina jogando 4-4-2 ou 4-5-1: precisam de algo diferente, deveriam estar preparando isso, e deveriam esconder se o estivessem fazendo. Então não tem assunto mesmo a ser discutido. Fim.
Portanto, seguinte: a Copa começa em 12 de junho. Durante o evento, vejamos as análises táticas, replays, tirateimas, vts e tal. Até lá, por favor, política e economia, que é o que nos afeta de verdade.

5 comentários:

  1. Não gosto de futebol, mas a copa incomoda muito menos do que o carnaval: tem uma escola de samba há 2 quadras de casa e eles ensaiam a mesma música toda a quarta e sábado das 20h as 22h de outubro até o carnaval... Apenas acho que a Copa deveria ser em novembro assim provavelmente teria folga dos ensaios carnavalescos (provavelmente sambistas também gostam de futebol e não dá p fazer duas coisas ao mesmo tempo). Já a política e a economia vão mal, pior ainda em ano de eleição onde os empossados evitam medidas necessárias mas impopulares e ocorre uma exploração excessiva dos feitos e desfeitos políticos com o objetivo certo de chegar ao segundo turno com dois candidatos: PT e PSDB. Daí, dependendo do humor do país um dos dois entra na esfera federal e dependendo da incomPTência em escolher um candidato estadual que fosse no mínimo simpático teremos + 4 anos do mesmo em SP. E viva o país do carnaval!

    ResponderExcluir
  2. Mas isso de odiar o carnaval não vai contra o post 'Tolerância e respeito'? Não que eu goste ou discorde do que foi dito lá, mas se você se sente vítima do Carnaval, outras pessoas também se sentem vítimas de funk, Michel Teló, Justin Bieber e essas porcarias que somos obrigados a escutar até mesmo em espaço fechado (consequentemente fazendo com que alguns odeiem os mesmos...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não, Binho. Se eu estivesse postando algo como "nossa, como eu sou inteligente por não gostar de carnaval", seria o caso. Apenas manifestei que não gosto do carnaval, sem maiores detalhes.
      Mas foi uma pergunta bem válida, claro.

      Excluir
  3. Yay!
    Bando de macho correndo atrás de uma pelota.... tem loco para tudo mesmo. E até para pagar milhares e sofrer, chorar.... como digo: sou ateu. Não acredito em futebol. Porque futebol,é (para alguns) mais forte que religião e fé. O cara muda de religião, mas não muda de time.

    My 2 cents.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto quanto tem babacas que se juntam numa sala domingo à tarde para administrar uma nave espacial que não existe e "voar" para planetas distantes em outras galáxias há muito tempo atrás...
      Esportes, como cinema, televisão e literatura é uma forma de lazer. Apenas isso.

      Excluir