sexta-feira, 17 de abril de 2015

PSN, ou como fazer uma burrada em cima de outra

PSN - Play Station Network - é uma rede da Sony para que consumidores possam acessar conteúdos diversos em diversas plataformas. Isso inclui PS3, PS4, PSP, Vita...
Isto posto, estou a poucas horas de me render ao Netflix. Já estava planejado para janeiro, mas acabei adiando um pouco. Sei que tem algumas maneiras diferentes de acessar, e tinha optado por fazer isso pelo PS3. O leitor menos conhecedor ainda não ligou as coisas, e mesmo eu fiquei surpreso. Marquei o momento para este final de semana para aproveitar a visita do amigo Maurício Jabur. 
Liguei meu PS3 na última quarta-feira para atualizar o sistema. Não tenho jogado esses meses, e achei por bem me antecipar à visita do Maurício. Até aí, ok. Ontem fui entrar no aplicativo Netflix dentro do PS3, só pra ver que cara tem. Então, né...
A primeira estranheza foi dupla: ele pediu para que eu me conectasse à PSN antes de entrar no Netflix. Não vejo a menor razão para essa exigência (talvez o leitor possa me explicar), mas o fato é que eu já tinha uma conta n PSN desde que comprei meu PS3 em 2011 e deveria conectar automaticamente, embora eu mal a use. 
Fui no menu específico e ele resolveu implicar com a minha senha. Pedi para redefinir a senha e recebi um email. Ok. Reativei a senha no notebook e voltei pro PS3: agora eu não podia conectar no PS3 pois estava usando a senha em outro dispositivo. Volto ao notebook e quem disse que você pode deslogar?
Irritante, não? Pois mal comecei.
Falei com o Maurício, que me indicou um caminho altamente obscuro para remover aparelhos de sua conta PSN. Boa ideia, mas o link estava fora do ar.
Perdi a paciência e criei outra conta. O nomes de usuário que eu queria estão ocupados, provavelmente por mim mesmo pois não imagino outro NorsonBotrel por aí.O problema seguinte foi com o endereço, que ele cismou não existir. Com muita paciência, gerei o usuário e o sistema mandou um email na conta registrada para eu ativar o email. Ativação esta que não funcionaTenta, troca, reinicia, volta, tentar, redigita... Nada.
Voltei então para a conta antiga, e tive uma enorme surpresa: "você não pode conectar com uma conta que não é sua". 
COMO ASSIM ? A conta é minha, o console é meu, a senha está certa e ele não quer que eu conecte! Se a senha está correta, há diversas explicações para isso, inclusive uma visita querendo acessar a PSN dele, oras.
E novas tentativas de ativar a nova conta no novo email continuaram falhando a noite toda. Pela manhã, liguei o notebook para tentar novamente. Vai era era uma instabilidade na rede... Não era, continuei sem poder validar meu email.
E quando chego ao trabalho, resolvo dar uma de louco e tento novamente. E eis que funciona!
Patético.
Sony, pede pra sair.

Um comentário:

  1. Com todo o respeito, o problema é você. Eu nunca tive problema em acessar a PSN ou o Netflix (isso é relevante porque quem acessa o Netflix via PS3 hoje é a minha atual esposa, que entende menos de TI do que todo mundo que eu conheço) até porque o meu PS3 loga automaticamente na minha conta da PSN sempre que eu ligo ele...

    ResponderExcluir