terça-feira, 14 de julho de 2015

O Exterminador de Dinossauros

Venho aqui comentar os dois últimos filmes que vi no cinema, Jurassic World e Terminator Genesys. E como notei algo diferente em comum neles, resolvi comentar. Então...
Começando pela conclusão, estou com a impressão de que surge uma nova categoria de filme entre os blockbusters (ou candidatos a). Antes, uma breve sequência de definições:
- Continuação / Sequência (Sequel): é quando temos um filme que dá seguimento à história de outro. Usa-se os mesmos personagens, ambiente e preferencialmente atores. É a forma mais frequente de montar uma franquia. 
- Prelúdio (Prequel): similar à sequência, apenas difere pela história ocorrer cronologicamente antes do filme anterior. Vale lembrar que Star Wars pode ter ficado famoso por ter os prelúdios entre 1999 e 2005, mas o segundo Indiana Jones (Templo da Perdição) passa-se antes do primeiro (Caçadores da Arca Perdida) por exemplo.
- Refilmagem (Remake): é quando um filme é totalmente refeito, até com o mesmo nome, mas novos atores e alguns ajustes de roteiro. Em geral, isso é feito, segundo os estúdios, porque a nova tecnologia permite melhores efeitos visuais do que na época da filmagem anterior. Exemplos recentes são Godzilla (2x), King Kong (2x), Robocop e por aí vai.
- Reboot: nem tem uma boa palavra em português para isso. É quando se recomeça uma franquia que já fez sucesso e, em geral, teve algumas continuações. É o Batman de Christopher Nolan ou o Homem-Aranha com Andre Garfield. 
Já opinando, entendo que o excesso atual de refilmagens e reboots é sintoma de falta de criatividade nos grandes estúdios californianos. 

SPOILER ALERT !
SPOILER ALERT !
SPOILER ALERT !

Interessantemente, tanto Jurassic World quanto Terminator Genesys não se encaixam com precisão a estas definições. Preciso agora citar partes do filme para me explicar.
Em Jurassic World, tudo parece ser uma continuação. A história acontece 20 anos depois, os fatos dos primeiros filmes não apenas não são ignorados, mas usados e citados neste 4o filme da franquia. Locais importantes do primeiro filme aparecem neste último, degradados pelo tempo inclemente de uma ilha tropical. O antigo dono do parque é mencionado. 
Mas...

"Calma pessoal, tem pra todo mundo..."

Há elementos de remake no filme. O fato de as crianças se perderem e precisarem ser resgatadas pelo aventureiro é uma delas. A própria cena da fuga da Indominus Rex, quando o aventureiro se esconde embaixo do carro é bastante parecida. Novamente, quem salva o dia é a T-Rex (para quem não entendeu o primeiro filme, a T-Rex é a heroína principal, pois ela mata as velociraptors salvando os humanos e o único humano que ela mata é um advogado, o que convenhamos não é tão maléfico assim).
Jurassic World, portanto, flutua entre essas duas categorias com relativa tranquilidade.

Já Genesys te engana de meneira muito elegante. Tudo começa como um remake do primeiro filme, no sentido clássico da definição. E isso surpreende, pois sabemos pelo trailer que nosso grande governador estará lá como mocinho. As cenas são idênticas, inclusive a posição da câmera mostrando o Exteminador e o Reese aparecendo dentro da daquela bola que faz a viagem no tempo. E em rápida mudança de plot, tudo é alterado. Em 1984, quando se passa a trama original, Sarah Connor é uma lutadora, não a moça ingênua da versão original, ela tem um Exterminador que a ajuda e protege e um T-1000 está na cola de todos. 

He is back !

Mas...
Exato. Há claros elementos de continuação, ao vermos o novo vilão da história, remake, na parte inicial do filme e, claro, prelúdio, por ter viagem no tempo.
E como classificamos isso agora ? 



Um comentário:

  1. Ué, do mesmo jeito que o novo Star Trek do JJ Abrams: querendo ou não, é um reboot. Jurassic World menos, mas Terminator Genesys é um reboot claro.

    ResponderExcluir