quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Imbecil do Dia

Achei o nome do imbecil: Tadeu Leite Duarte. Segue evidênciaSe o amigo leitor não teve saco para ler a matéria, explico de forma sucinta: foi essa anta quem definiu a redução da velocidade máxima nas marginais.
A matéria, naturalmente, não mostra toda a estupidez dele, nem se propõe a isso. Mas aparecem alguns itens importantes. Já ficou avisado que ele quer fazer isso em todas as avenidas que desembocam na marginal. É consistentemente estúpido. Ontem mesmo eu fui de carro para o trabalho, o que é raro. Andei a 60km/h na Av. dos Bandeirantes, depois a 50km/h em um trecho curto de Marginal Pinheiros e novamente a 60km/h na Av. Cidade Jardim. É isso mesmo: você passa de uma pista arterial para uma pista rápida e reduz a velocidade no processo.
A "argumentação" é uma peça de ficção, claramente visando humilhar a inteligência do leitor-motorista-contribuinte. Ele alega que a uma velocidade menor fará melhorar a fluidez pois a distância entre os carros pode ser menor. Mas matéria de 2012 do DETRAN-RJ mostra outra lógica. Aqui, vemos um valor diretamente proporcional à velocidade. Então cabem mais carros, que passam mais lentamente, e o efeito obviamente se cancela. Além disso, a velocidade limite não tem a ver com a velocidade prática. Fosse verdade o que ele diz, a fluidez se adaptaria sozinha a isso. Mentiroso, portanto.
Daí procuramos os números de acidentes, outra alegação sobre a velocidade. Aqui as falácias se proliferam, como petistas em potes de dinheiro. Os dados da matéria, aparentemente obtidos junto à CET, mostram um total de 1180 acidentes com 1399 feridos e 73 mortos (25 atropelamentos).
Primeira, e única, pergunta: qual a velocidade em que esses acidentes aconteceram ?


Eu até queria esmiuçar esses dados, e começaria arrancando os 25 atropelamentos da conta. Para os outros 48... não há dados. Simplesmente ninguém sabe a que velocidade os veículos bateram. Não culpo a CET por isso: os carros não tem um sistema de registro de velocidade similar caixa preta de aviões ou tacógrafos de ônibus e caminhões.
Mas se não sabemos a velocidade dos acidentes, como diabos esse cretino por afirmar que a redução de velocidade trará segurança?
Vejamos, então, os links aqui e aqui, em uma pesquisa bastante rudimentar. Dá para ver que as velocidades eram absurdas, mesmo no limite antigo. Reduzir para 70km/h e 50km/h não muda nada para conter esses outros imbecis.
E a embriaguez ao volante ? Quantos acidentes ela causa? Ninguém sabe. Mas antes de saber, toca reduzir a tal velocidade. 

São Paulo está ficando um lugar difícil de tolerar. Aos poucos, vou perdendo a vontade de ficar aqui. 

2 comentários:

  1. Na próxima eleição, o candidato que prometer voltar com os antigos limites de velocidade, já terá meu voto

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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