segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

2 Grandes Diferenças

Existem duas grandes diferenças entre a Terra e os demais planetas rochosos do Sistema Solar (Mercúrio, Vênus e Marte). Tratam-se de dois compostos.
Um desses itens já foi observado através de análise de espectro da luz em outros planetas fora do sistema solar. O outro ainda não.
O primeiro deles é algo que permite a existência da vida. Ocorre em formas variadas por todo o planeta. A distribuição não é homogênea, porém: há escassez severa em algumas partes. Os seres humanos possuem percepções bem distintas sobre ele, alguns dando o devido valor, mas outros nem tanto. 
O outro é um tanto sem graça, embora inegavelmente importante. Sem graça até por existir em outras partes do Sistema Solar. Na verdade, esse último até incomoda quando em excesso.
O primeiro, quando mal utilizado, é uma tragédia. Pessoas, aquelas que lhe dão o devido valor, ficam genuinamente tristes quando isso acontece. Transportar para onde é necessário dá um belo trabalho.
O segundo, verdade seja dita, é fácil de armazenar e transportar. Mas dá um trabalho enorme para deixar pronto para uso. Tem um monte de regras e condições para ser possível de se consumir.
Pesquisadores em todo o mundo buscam métodos para melhor aproveitamento do primeiro. Como sabemos ser algo tão exclusivo de nosso pequeno planeta azul, melhor usar com cuidado.
O segundo, bem ou mal, é abundante para nossa escala de uso e necessidade. Mas não nos enganemos: é necessário.

O segundo é a água.
O primeiro é o bacon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário