quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alguém me explica

Este fim de semana, tivemos muita velocidade na TV. As tradicionais 500 milhas de Indianapolis, que acontecem no último domingo de maio desde... desde sempre (para coincidir com o americaníssmo feriado de Memorial Day) têm tido a compania do Grande Premio de Mônaco, na Fórmula 1 e da Coca-Cola 600 da Nascar, em Charlotte. Somando tudo, dá cerca de 10 horas de corrida, com cerca de 2mil km percorridos no total.
Não vi as 500 da Indianapolis. Na verdade, nem o Chip Ganassi, dono dos carros que terminaram em primeiro e segundo lugares viu, pois ele mesmo estava em Charlotte acompanhando sua equipe que, diga-se de passagem, é um time mediano. Definitivamente, as 500 Milhas mais famosas do mundo perderam status.
Mas o que eu realmente não entendo é o fascínio quase erótico que o público brasileiro tem pela corrida de Mônaco. Vamos falar sério, que treco chato que é correr ali ! Nas últimas 20 voltas, estavam 6 pilotos empilhados a menos de um segundo um do outro e... terminou exatamente assim. Ninguém passa ninguém naquela budega de pista. Nos últimos 30 minutos de corrida ficou essa supostamente emocionante fila indiana sem uma troca de posições sequer. Emocionante coisa nenhuma: qualquer um com um pingo de noção de automobilismo sabia que não ia acontecer nada ali.
Já dizia o mestre Piquet que "andar de Fórmula 1 em Mônaco é com andar de bicicleta dentro de um apartamento". Certíssimo, como sempre.
Daí vem a pergunta sobre as origens da paixão tupiniquim por essa pista esdrúxula. Tudo se resume às vitórias de Senna. Grande piloto que foi, Senna inadivertidamente deixou um legado muito ruim para o automobilismo: ele tinha fãs que gostavam dele e não do esporte em si. É como gostar do Francisco Cuoco e não da novela, ou como gostar do Neymar e não do Santos. Um dia, de modo mais ou menos trágico, o sujeito vai embora e fica uma legião de gente que não entende da bagaça mas acha que entende e acha que gosta. Não gosta. E nem entende. E por não entender fala bobagens do tipo "Mônaco é a pista mais legal da Fórmula 1".
É nada. Mônaco sucks. nada acontece, é sempre a mesma fila indiana, e tem sido assim nos últimos 32 anos que acompanho Fórmula 1. Achar que aquilo é corrida é burrice aguda.

Um comentário:

  1. Engraçado, eu gosto da pista de Mônaco, não da corrida. É uma pista difícil, que exige bastante do piloto (basta ver pelo número de bobagens que acontece lá). O extremo oposto do oval (tipo de pista que eu também gosto) onte o traçado é simples, mas um segundo de distração te joga no muro.

    A corrida em si é chata de fato, porque quem sai na frente geralmente ganha. Mas aí voltamos no ponto básico: existe como ultrapassar na pista (o próprio Senna é prova disso). Logo a culpa de não ter ultrapassagem é da pista ou dos pilotos?

    Ou, o que é uma dúvida bem mais abrangente e relevante ao caso: quantos pilotos desses aí sairiam do carro para empurrar se acabasse a gasolina na reta dos boxes como nosso saudoso Nigel Mansell fez? E quantos simplesmente se conformariam ao invés de tentar tudo?

    ResponderExcluir