quarta-feira, 2 de maio de 2012

Veta, Dilma.

Rola na redes sociais uma campanha "Veta, Dilma" referindo-se ao Novo Código Florestal. É o tema de hoje.
Começo fazendo um mea culpa a cerca de minha profunda ignorância sobre o tema. Os leitores que estão acostumados a opiniões contundentes sobre os assuntos aqui abordados estranharão a quase neutralidade que adotarei aqui. Não, isso não é sarcasmo, ironia ou deboche: realmente não me informei sobre isso.
Até onde entendi, todo mundo ficou bravo. Nenhum dos interesses foi plenamente atendido. A julgar pelo tom dos comentários, parece que todos os lados obteve as menores vitórias e as maiores derrotas sob seus respectivos pontos de vista. Não julgo: como vivemos na Reclamocracia (um dia volto a esse neologismo), acho natural, se não previsível, que todos se sintam prejudicados.
Pelo que consegui encontrar, os ruralistas não conseguiram os "direitos" que achavam necessários para a expansão de suas área de plantio. Aumentar a produtividade das área já plantadas não rola né ? Sei.
Pelo outro lado, parece que uma enormidade de desmatadores acabará sendo anistiada pelos crimes ambientais já cometidos. E daí o barulho feito pelos ambientalistas. Vem cá: alguém realmente achava que algum desmatador ia pagar multa ? Ir para a cadeia ? Gente, vamos falar sério. Em um país no qual 90% dos homicídios não é esclarecido, achar que alguém será um dia punido por crime ambiental beira o ridículo.
Ok, já sei que as pessoas se ofenderão, de ambos os lados, com maior chance de ser um ecochato ambientalista.
Também entendi que não era essa a intenção do governo, mas que este perdeu a votação no Congresso. Ora, se o tal Congresso representa a vontade das pessoas, não tem alguma incongruência aí ? Essa é a tal amada, idolatrada, salve-salve Democracia? E não era coesa a base aliada desde o início da atual legislatura, então o que aconteceu nesse caso?
São perguntas até que rasas, em um assunto bastante profundo. Se servir de crítica construtiva, a turma do "não" perdeu tempo demais discutindo Belo Monte e esqueceu do código. Talvez seja tarde agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário