quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quatro virgens em Miami

Neste domingo, haviam 4 virgens em Miami: Bradley, Roger, John e Horace. Juntos há alguns anos, os 4 venceram essa importante barreira em suas carreiras, para alegria e festa geral. Verdade seja dita, não creio que os irmãos John e Horace, mortos na década de 20, tenham feito alguma festa efetiva. Mas seus sucessores fizeram, e muita.
Para quem não entendeu nada até agora, comento o título na Nascar definido na 36a e última prova do campeonato. Venceu Brad Keselowsky, seu primeiro campeonato. Venceu correndo pela equipe de Roger Penske, multi campeão na Indy, mas que ainda sonhava com o título na principal categoria de automobilismo americana. Venceram usando equipamento Dodge, marca criada pelos irmãos Horace e John no começo do século passado, quebrando uma série de 6 anos de Chevrolet e também primeiro título da montadora. De quebra, ainda mandaram para o espaço um tabu de 21 anos sem que um piloto campeão da Nationwide (antiga Busch Series) vencesse a categoria principal.
Brad venceu com autoridade. Contou com falhas dos adversários que foram caindo pelo caminho. Gordon teve problemas logo na primeira prova do chase. Earnhardt já não vinha bem quando sofre uma concussão. Hamlin não tem mesmo fôlego quando a coisa aperta. Bowyer chegou ao vice-campeonato com um equipamento inferior e ainda arrumou briga com o time errado. Harvick, Kahne, Kenseth e Truex não mostraram a que vieram e Stewart não parecia tão motivado.
O único adversário real era Jimmie Johnson. O pentacampeão chegou a liderar o campeonato quando bateu sozinho em Phoenix, pista que domina. Com chances remotas, tentou uma estratégia de risco que, a 60 voltas do final, poderia dar resultados. Mas, para surpresa geral, a mais eficaz equipe da Nascar errou nos pits. Em seguida, seu carro apresentou problemas e o campeonato acabou. Brad, que só precisava de um 15o lugar mesmo que Johnson vencesse, passou a dirigir um taxi e chegou ao final sem sustos.
Ficam meus risos da Dodge. Depois de anos em busca de resultados, a montadora ficou ofendidinha por Roger Penske anunciar que usará equipamento Ford em 2013 e decidiu sair da categoria mesmo tendo pronto o modelo novo para o ano que vem. Ficou com o título e não estará na pista para usufruir dos louros da vitória.
Bem feito: quem mandou deixar a FIAT no comando !? Durma-se com esse barulho agora.

2 comentários:

  1. Bom, que eu saiba a Dodge não deixou a FIAT controlar as coisas. Do mesmo jeito que a Porsche não deixou a Volks controlar as coisas...

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  2. Se deixou, não sei. Mas esse tipo de decisão dá a entender que deixou sim.

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