segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Um Paiol de Bobagens

Olá, amigos leitores.
Fazia muito tempo que eu não li uma coleção tão grande de mentiras, distorções, conclusões tendenciosas e viés de resultado um um trabalho "científico". A coisa é tão feia que precisei colocar a palavra científico entre aspas, sob pena de me sentir mal comigo mesmo. E eu achava que os polítcos é que eram os mentirosos...
Por sugestão de minha tia Ruth, li a entrevista com Harold G. Koening na edição 2290 de 10/10/12 na Revista Veja (começa na página 17). Não critico a revista plenamente, na medida em que apenas veicula as ideias tortas desse infeliz. Apenas sugiro ao Editor Chefe um pouco mais de bom senso na escolha dos entrevistados. Seguem algumas das pérolas que ele escreveu, com os respectivos comentários desde blogueiro inconformado
  • aumento da sobrevida em 29%
A revista pergunta como ele chegou a esse número e logo na resposta ele fala em 35%. Afinal, parceiro, quanto é o aumento ? Já terminou o leilão ?
Ciência é assunto sério. Um efeito mensurável tem um valor medido, oras bolas. Faça suas contas e diga quanto é, sem ficar mudando.
  • 3 fatores que geram o aumento da longevidade
O fato de uma pessoa ver um significado na vida não tem qualquer relação com religião. Isso é mentira, pura e simples. Ainda assim, o autor não aponta como isso se correlaciona com o aumento da longevidade. Depois disso, ele menciona o apoio social como sendo outra característica da religião. Outra mentira: o autor atribui à religião a existência de grupos de apoio de qualquer espécie. Parece, pelo que diz o autor, que pessoas sem religião são solitárias. Além de, de novo, não demonstrar como isso aumenta a longevidade, o autor erra ao atribuir essa qualidade à religião de modo exclusivo. Parece que ninguém nunca viu os grupos de velhinhas no Clube do Livro, jogando cartas e vendo novela, famílias reunidas, idosos que até viajam juntos... Faça-me o favor, Sr. Koening...
  • Compromentimento
Agora ele fala em ter comprometimento com a religião e não apenas ter fé. Amigo, se a questão é ter compromentimento, podemos ter comprometimento até com os escoteiros.
  • Diferentes religiões
"Um credo cujos benefícios são óbvios no Brasil pode não ter o mesmo efeito positivo sobre as pessoas nos países árabes".
Fim de jogo ! Na realidade, nem é preciso ler mais nada. O próprio autor acaba de dizer que o fator não é a religião. Mas teimosamente, vamos continuar a ler.
  • Visões diferentes de deus
"Não existem pesquisas que constatem isso..."
Amigo, se não existem pesquisas que constatem isso, por favor, não especule. Deixe a Ciência para os adultos, ok ?

Curiosamente, o texto tem acertos. E nenhum deles é sobre o tema principal sobre o qual o "pesquisador" estuda. Triste ver a quantidade de papel e tinta perdida dessa maneira.

Um comentário:

  1. Isso é o que dá uma pessoa querer defender seu credo usando ciência sem estar capacitado para tanto.

    Infelizmente, isso não é exclusividade teísta...

    ResponderExcluir