sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Gil Rugai

Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta, irá a juri popular na próxima semana. Descobri no UOL, em link aqui.
O crime ocorreu em março de 2004. São quase 9 anos de espera. Se ele é culpado ou inocente, não sei. Seja qual for o veredito, no entanto, não se faz justiça
É disso que sempre falo: o maior problema do Brasil é o Poder Judiciário: é ele que permite a ocorrência impune de tantos crimes (de corrupção a homicídio, de estelionato a tráfico de drogas, de calúnia a sequestro). 
Lamentável.

2 comentários:

  1. Se a velocidade diminuísse a incidência de erros, não teria problema. Mas raramente é o caso, e a justiça sempre se rende à pressão popular. O caso Nardoni é o exemplo perfeito disso: não que eu não ache que eles são inocentes, mas NENHUMA evidência forense indica isso (em boa parte porque o trabalho de coleta de provas foi um dos mais mal feitos nos últimos anos) e um julgamento minimamente isento teria resultado em dúvida razoável.

    ResponderExcluir
  2. Como o próprio termo "jurio popular" diz, o julgamento acaba sendo um teste de popularidade com um universo restrito a 7 pessoas.
    Ainda assim, é péssimo que um caso destes demore mais de 1 ano para ser julgado. Culpado, se for, ele está protelando uma pena que deve à sociededa. Inocente, por outro lado, está há 9 anos sendo incorretamente acusado pelo que não fez.

    ResponderExcluir