sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bad Feelings

Amigo leitor, quem me conhece, sabe que sou pessimista por natureza e autoproteção. Entendo que o pessimista é um sujeito feliz, pois as coisas sempre acontecem de modo ou efeito melhor do que ele estava esperando.
Nesse ponto de vista, temo pelo pior na tensão entre as Coréias do Norte e do Sul. Para começo de conversa, vamos esclarecer que o sr. Kim Jong-un é um babaca. Assim como o pai, Kim lidera um país extremamente pobre com mão de ferro, sob um regime que, acredita-se é socialista. Não se pode ter certeza, pois o lugar é extremamente fechado a comunicações então não temos certeza de coisa alguma sobre a Coréia do Norte. Kim sucede ao pai em uma estranha forma de monarquia socialista que este início de milênio nos apresenta. Marx deve estar se revirando no túmulo.
O pai fazia essencialmente a mesma tática. Possui um exército e diz que vai usá-lo. Diz possuir bomba e que vai usá-las. Mas aponta o dedo para todo o lado e está sempre acusando a todos. Alegou estar iniciando um programa nuclear para fins energéticos, sabendo que isso coloca o mundo inteiro em pânico de mais um país ter armas nucleares. Kim Jung-Il pedia ajuda financeira (leia-se extorção diplomática) e ganhava um punhado de dólares.
Kim filho pelo menos escolheu um inimigo: os EUA. Não me perguntem porque. Ele fala em imperialismo, em ingerência americana em outras nações, em capitalismo do mal... Mas o fato é que não há qualquer contato efetivo entre as economias e forças militares americana e norte-coreana. Ou seja, é um mimimi desesperado de um lider comunista de uma nação falida e provavelmente passando fome.
No entanto, ao contrário de Jong-Il, Jong-un está fazendo tudo de modo muito mais veloz. Subiu o tom contra a Coréia do Sul (ué, mas a bronca dele não é com os EUA ?), fechou fronteiras, bloqueou acessos, e tirou o telefone do gancho. Agora parece apontar mísseis para os EUA (ah, tá.. então é com os EUA mesmo). 
Temo, honestamente, que ele lance sim o tal missel balístico que possui. Não temos como saber se funciona, pois eles mesmo admitem que nunca o testaram. Se funcionar, pode ser parado pelos sistemas de defesa norteamericanos. Mas o poir mesmo é uma bomba de alguns megatons em Los Angeles. E bem no mês que os Lakers jogam em casa 6 vezes...
Espero estar errado. Mesmo.

Um comentário:

  1. Você está preocupado com os Lakers? Meus pais estarão na Gringolândia esse mês.

    Pessoalmente eu acho que o moleque, para mostrar que não é um banana e sair da sombra do pai, está trucando os americanos (que, convenhamos, com ou sem razão fala pior da Coréia do Norte do que fala de Cuba, o que é bem significativo).

    Talvez algo tenha acontecido dentro da Coréia do Norte, porque esse stress todo foi muito do nada, mas como você disse, não dá para saber.

    Meu medo é que, se ele continuar nesse ritmo, ele vai ser obrigado a jogar as cartas na mesa porque o blefe vai ter ido longe demais.

    Em termos de guerra, não acho que algum míssel atingiria a América, mas em compensação um míssel nuclear na Coréia do Sul ou no Japão faria um estrago monumental, inclusive economicamente.

    E se você quiser ser pessimista de verdade, se o bicho pegar e a guerra não se resolver em 5 minutos, é bem capaz das nações árabes irem para cima de Israel, porque os gringos vão estar ocupados com o louco e não vão poder defender os amiguinhos.

    E lembre sempre que isso é muito perto da China. Vai saber como o maior exército do mundo vai reagir se uma bomba americana explodir perto demais da China (ou na China, já que as últimas... todas as guerras em que os americanos se meteram provaram que a precisão militar deles é balela?).

    ResponderExcluir