quinta-feira, 4 de abril de 2013

BRICS

Voltando a falar de coisas sérias, amigo leitor, retorno à Economia. O interessantíssimo gráfico a seguir tem origem no Financial Times, referência planetária em notícias econômicas, para desespero de alguns esquerdopatas que ainda acreditam em agricultura familiar e escambo de mercadorias.
O gráfico compara os BRICS em 5 categorias de qualidade de infraestrutura, mais especificamente de transportes, a saber: geral (overall), estradas (roads), estradas de ferro (railways), portos (ports) e infraestrutura de transporte aéreo (air transport infrastruture).


Em 144 nações avaliadas, o FT destaca os BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (não era o México antigamente, formando BRICM no lugar da África do Sul ? ?), os países de economia forte e crescente. O resultado foi trágico.
Entre os BRICS, estamos em último lugar em todas as categorias, com exceção das estradas, onde ocupamos um 123o lugar, entre os 144 países. Uma lástima. Não se pode crescer uma economia em bases sólidas sem ter uma produção primária e secundária  exportadora. Para merecer ser grande, precisa-se exportar grãos, fibras, cítricos, minérios, aço e metais transformados, manufaturas em geral (carros, aviões, eletrônicos, calçados) por um bom tempo. Isso faz com que a economia seja forte e tenha bases sólidas. Cria uma indústria interna de bens de capital, e com isso não se precisa mais importar máquinas. É preciso ter fontes abundantes de geração de energia. Mas é preciso movimentar isso tudo dentro do país e para fora dele.
Somos incapazes de fazer isso

Um comentário:

  1. Vou apresentar aqui uma breve prévia do meu futuro TCC em relação a isso.
    Pré segunda guerra mundial vendo a Alemanha para fazer um guerra rápida necessita movimentar muitas tropas e muitos equipamentos o alto comando manda que todas as estradas de ferro alemãs sejam restauradas e ampliadas. Detalhe durante a guerra os países conquistados recebiam uma extensão ou era interligadas para que tropas de apoio chegassem mais rápido.
    Não gosta de alemães nazistas?
    A Inglaterra durante as guerras napoleonicas tinha a maior frota naval do mundo. Tanto é que eles fizeram a escolta da famila real portuguesa e ainda fizeram a linha defesa maritima do Brasil nesses periodo. E por se tratar de um país com várias saidas para o mar deveria contar mais N portos e estaleiros.
    eu poderia citar mais de 20 casos em que grandes nações não são formadas pela sua produção mas sim pelos meios de transporte.
    Se uma nação tem fácil acesso de ir e vir dentro de seu proprio território as chances de se prosperar seu imensas já que voce fortalece a economia interna e faz seus insumos bases chegarem em qualquer lugar.

    ResponderExcluir